Iniciativa de ONG florestana facilita o acesso a livros através do Projeto ‘Casinha de leitura’

A iniciativa Casinha de Leitura, da ONG florestana Instituto Florestar, está facilitando o acesso de crianças, jovens e adultos a livros de qualidade, estimulando a leitura e o desenvolvimento social.

O projeto, inspirado em iniciativas vistas na Holanda, consiste na implantação de casinhas de madeira que funcionam como minibibliotecas de rua, contendo em seu acervo clássicos da literatura universal e brasileira, e obras atuais sobre temas importantes para a sociedade – como equidade de raça e gênero, gestão da emoção e desenvolvimento humano; além de várias obras para crianças e adolescentes.

Valorizando a cultura local, o projeto fez parceria com artistas florestanos, que voluntariamente deram vida às Casinhas de Leitura através de pinturas que retratam a cultura dos bairros e o estímulo à leitura. Os artistas plásticos Beth Marques, Miguel Nunes, João Alcides, Risoneide Novaes e Wesley Gomes já participaram do projeto. O trabalho de marcenaria foi voluntariado do artesão Diego Barros.

O projeto já conta com 6 Casinhas de Leitura instaladas em seis bairros da cidade: Centro, Santa Rosa, Vulcão, Ermida, Cohab e Cruzeiro. A iniciativa valoriza a responsabilidade social através da confiança que se envolve em levar os livros para casa, ler e em seguida devolver para dar andamento ao ciclo de leituras. O engajamento social por meio da doação de livros em bom estado para as Casinhas de Leitura é parte essencial do projeto e pode ser feita por qualquer cidadão diretamente nas Casinhas.

Confira a galeria de fotos:

Via Assessoria de Imprensa

Artigos relacionados