Índios viajam mais de 600km para protestar contra saída de coordenador no Recife

Índios de várias cidades do interior de Pernambuco protestaram nesta segunda-feira (25) contra a saída de Antônio Fernando do cargo de coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco – DSEI. A mobilização pacífica aconteceu em frente à sede do órgão responsável pela atendimento de saúde, no bairro da Boa Vista no Recife. Os índios também chegaram a bloquear a Avenida Agamenon Magalhães por cerca de 40 minutos.

indios recife protesto
Índios de várias cidades do Sertão pernambucano participaram da mobilização no Recife. Foto: Hilquias Santos/Blog do Elvis

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais da Saúde Indígena – Sindcopsi, Carmem Pankararu, a mudança teria motivação política partidária. “Há rumores de que o Senador Humberto Costa pediu para o ministério da Saúde tirar Antônio do cargo. Nós não aceitamos isso. O coordenador do Dsei trabalha há 15 anos no órgão e nós confiamos no trabalho dele”, afirmou Carmem. A liberação de recursos para a saúde também é uma das reivindicações.

protesto indios dsei recife pernambuco
Mobilização iniciou em frente ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco – DSEI, no bairro da Boa Vista no Recife. Foto: Hilquias Santos/Blog do Elvis

LEIA MAIS: 

» Índios bloqueiam trânsito na Av. Agamenon Magalhães em protesto

Pesqueira, Carnaubeira da Penha, Floresta, Ibimirim, Águas Belas, Buíque, Salgueiro, Cabrobó, Tacaratu e Inajá são algumas das cidades em que os indígenas estão representadas. A mobilização foi encerrada ainda na manhã desta segunda (25) com a informação de que a exoneração foi cancelada. Em nota,  o senador Humberto Costa disse que não há nada de concreto sobre esse “possível pedido de afastamento de Antônio Fernando do cargo de coordenador do DSEI-PE”. Ele contatou, por telefone, as lideranças indígenas que participaram do protesto e as convidou para conversar, pessoalmente, em um encontro na próxima sexta-feira (29).

protesto índios fecha avenida agamenon magalhães no Recife
Protesto parou importante avenida do Recife por cerca de 40 minutos. Foto: Hilquias Santos/Blog do Elvis

Artigos relacionados

Deixe um comentário