Notícias

Índios ocupam prédio público contra atraso de pagamento de transporte escolar no Sertão de Pernambuco

Índios continuam ocupação na Sede da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco (GRE) em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O ato, que teve inicio na manhã dessa quarta-feira (8), acontece por conta do atraso no pagamento de motoristas terceirizados do transporte escolar. Segundo lideranças indígenas, já fazem cerca de três meses que os profissionais não recebem seus vencimentos.

Matéria relacionada: Índios ficam sem transporte escolar após atraso no pagamento de terceirizados no Sertão de Pernambuco

 

Em entrevista ao Blog do Elvis, Valdemir, cacique da aldeia Pipipã, ressaltou que a ocupação acontece de forma pacifica, e que o problema é recorrente, acontecendo desde a gestão do falecido ex-governador Eduardo Campos. Ainda segundo o líder a manifestação só será encerrada quando houver alguma garantia de recebimento das parcelas atrasadas.

Segundo Dorinha, cacique do povo Pankará, o Estado fez uma proposta em que pagaria a sétima parcela (das 10 que são recebidas durante o ano letivo) e efetuaria o pagamento da oitava em 30 dias. A mesma foi rejeitada. Os manifestantes pedem que seja feita uma ordem bancária para o pagamento da oitava parcela e um documento por escrito, que especifique a data exata para a quitação da nona e décima parcela, assinado pela secretaria da fazenda.

Entre as etnias que ocupam a GRE estão os povos Aticum, Pankarás e Pipipã.

Receba as notícias em primeira mão do Blog do Elvis através de nosso aplicativo, disponível na Play Store. Clique aqui para baixar!

Via Blog do Elvis/NE10

Etiquetas

Elvis Lima

Jornalista, blogueiro, apaixonado pelo sertão nordestino.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *