Presidente da Câmara de Belém do São Francisco emite nota de esclarecimento sobre transmissões ao vivo

O presidente da Câmara de Belém do São Francisco, Joase Campos, emitiu nessa terça-feira (23) uma nota de esclarecimento sobre as transmissões ao vivo na casa legislativa. O assunto ganhou as redes sociais nesta semana na cidade. Confira o texto enviado por Joase ao Blog do Elvis na íntegra:

O Presidente da Câmara de Vereadores de Belém do São Francisco, vem à público esclarecer a verdade sobre o conteúdo do texto postado pela “TV” Jatinã em sua página no Facebook que aponta atual Presidente como empecilho e ainda de forma acusa o mesmo de “barrar” a “TV” Jatinã.
Em primeiro lugar, repelimos a injusta e leviana acusação.
Salientamos para toda a população, que jamais foi impedido ou colocado qualquer empecilho na realização das transmissões ao vivo das reuniões desta Casa Legislativa.
As reuniões da Câmara vinham sendo transmitidas pela TV JATINÃ sem qualquer interferência do Presidente ou da Mesa Diretora, mas no último dia 22 de maio, o Senhor Fabiano Caribé (representante da Tv Jatinã) solicitou o uso da “mesa de som” desta Casa Legislativa, o que foi autorizado, contudo, houve um problema de ordem técnica, pois o equipamento que a Câmara não suportou o uso concomitante pela TV Jatinã e pelo atual Prestador de Serviço que filma e grava as reuniões.
Em verdade, a TV Jatinã, através do senhor Fabiano Caribé, procurou a Presidência no início do corrente ano para fazer uma proposta e firmar acordo para prestação de serviços.
O acordo não foi firmado por questões de valores, uma vez que o preço cobrado pelo Senhor Fabiano ultrapassava e muito a quantia cobrada por outro Prestador que executava serviço semelhante. Este fato foi determinante no processo de escolha de um outro Prestador de Serviço, visto que este restou enquadrado em um patamar financeiro e condizente com os valores que vinham sendo gastos nos últimos anos por esta Casa de Leis. As insatisfações pessoais não podem ultrapassar os limites impostos pelo campo da verdade.
A Câmara de Vereadores irá transmitir em tempo real todas as reuniões, ao tempo que informa aos cidadãos belemitas que as sessões estão sendo gravadas e já constam no endereço eletrônico www.belemdosaofrancisco.pe.leg.br da câmara de vereadores de Belém do são Francisco. AUTOR: PRESIDENTE JOASE CAMPOS

Também nesta terça-feira (24) o diretor da TV Jatinã, Fabiano Caribé, emitiu a seguinte nota oficial no seu perfil pessoal no Facebook:

Gostaria de deixar claro que, excepcionalmente nesta terça-feira, 23 de maio, a TV JATINÃ não sofreu nenhum tipo de impedimento ou censura por parte da Câmara Municipal de Vereadores de Belém do São Francisco. Na verdade nem fomos ao local.

VAMOS AOS FATOS

No início do ano ouvi da boca do presidente eleito da Casa Legislativa o seu interesse pela transmissão ao vivo das sessões. Ele estava empolgado e querendo mostrar serviço. Confesso que achei aquela atitude louvável pois acredito que a divulgação dos atos públicos são importantes, não apenas para os parlamentares, como para a sociedade, que teria oportunidade de acompanhar as ações dos seus representantes.

Pois bem. Um certo dia me dirigi até a Câmara para uma reunião com senhor vereador Joase Campos para oferecer os serviços de transmissão ao vivo através da TV JATINÃ. O pacote também incluiria a divulgação das ações dos parlamentares. Fiz minha proposta mas nunca obtive resposta. 
O presidente nem respondia as minhas mensagens. Ouvi de terceiros que minha proposta não seria aceita. Proposta essa que em nenhum momento foi tratada como abusiva. Até ai, tudo bem. Era apenas uma proposta. Ainda reduzi o valor a pedido do “chefe” da Casa.

No dia 15 de fevereiro, uma quarta-feira, fui até ao plenário da câmara onde se encontrava o presidente, além de pessoas que trabalhavam nas obras de reforma do prédio. Fui acompanhado de um técnico da empresa responsável pela instalação do sinal de internet. O presidente, que falava ao celular, interrompeu a ligação para dizer que não queria a realização dos serviços. Achei estranho, pois eu já havia dito que não cobraria pela transmissão. Seria um trabalho voluntário. Mesmo assim, tornou a repetir que não permitiria de forma alguma pois não seria bom para ele. Não seria o momento adequado.

Sabendo dos meus direitos de acompanhar, filmar ou transmitir os atos públicos, procurei o Ministério Público, além de especialistas em direito. Todos foram enfáticos ao dizer que se tratava de censura, que por sinal foi extinta em 26 de maio de 1988, com o fim da ditadura. Ainda consultei o Regimento Interno da Câmara e, como eu já imaginava, não encontrei essa tal proibição.

Sendo assim, na quinta-feira (16), primeira Sessão do ano de 2017, montei meus equipamentos e me preparei para iniciar os serviços. Estava tudo indo bem. Pensei comigo: o presidente entendeu que o melhor para a população é a transparência dos atos. Pois bem. Me enganei. Fui chamado pelo Ilustríssimo Vereador Joase Campos e ouvi: “FABIANO, OS VEREADORES TAMBÉM NÃO ACEITAM A TRANSMISSÃO. AGUARDE QUE SERÁ LEVADO PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO”. Eu disse que estaria tudo bem e me retirei. Sendo assim, procurei o advogado da presidência para comunicar que ficaria na frente da câmara aguardando o final da reunião para que cada vereador desse a sua posição em relação ao impasse. 20 minutos depois, o mesmo Joase me chamou e disse: “PRA NÃO FICAR NEM RUIM PRA MIM E NEM PRA VOCÊ, COMECE A FILMAR E QUANDO HOUVER ALGUMA DISCUSSÃO MAIS FORTE VOCÊ PARE A TRANSMISSÃO”. O que vocês acham que eu fiz? Me retirei e não realizei a transmissão. Depois desse acontecido, confesso que não tive mais problemas.

Daí veio a votação das contas do ex-prefeito Gustavo Caribé e, mais uma vez, o presidente chegou até a mim, antes do início da sessão e disse: “FABIANO, NÃO VAI DAR CERTO TRANSMITIR HOJE NÃO. Eu disse que iria transmitir. Ele virou as costas e saiu. Nesse dia, como vocês puderam notar, tive problemas com o acesso a mesa de som que fornecia o áudio para a nossa transmissão. Vale ressaltar que, até mesmo o ex-prefeito, com quem falei minutos antes, era a favor da transmissão. Apesar dos problemas, a transmissão aconteceu.

Passadas algumas semanas, fui até ao plenário da câmara, no dia 22 de maio, para realizar testes de áudio desse vez acompanhado de um técnico de som especializado, já que a casa não possui um profissional na área, para tentar corrigir os problemas que tivemos na transmissão anterior. Não tivemos acesso a todos os equipamentos. Me retirei e entrei em contato com um funcionário da presidência e a resposta que recebi foi: ” NÃO VAI DAR CERTO MEXER NESSA MESA. VEJA OUTRA FORMA”. Lendo isso, entendi que os meus serviços (gratuitos) não eram bem vindos.

As pessoas mais próximas a mim sabem o quanto eu sou reservado e não gosto de me expor em público. Mas, foi preciso. Foi preciso após ter lido um texto publicado por Joase Campos e que contém muitas inverdades.
Por fim, te dou um conselho Joase: Fale sempre a verdade. Não é feio. Você é jovem e precisa mostrar a sociedade que pode ser diferente dos outros; Que as pessoas ainda podem acreditar na classe política. E não tenha rancor. Muito menos de mim. Pois quero o seu bem.

Um forte abraço e sucesso na sua trajetória!

Fabiano Caribé
Fundador e Diretor da TV JATINÃ

Matéria relacionada:
Sem apoio, TV Jatinã não fará mais transmissões ao vivo das sessões na Câmara de Belém do São Francisco, PE

O Blog do Elvis respeita as duas instituições aqui representadas, ouviu e destinou espaço no veículo de comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário