Internautas pedem recuperação do Parque das Caraibeiras, em Floresta

O Parque das Caraibeiras, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Floresta, no Sertão de Pernambuco, foi destaque nas redes sociais nesta semana. O medo de perder o amarelo, característico da árvore durante a primavera, rendeu muitas curtidas dos internautas no Facebook.

Localizado na área central da cidade, o parque é considerado o cartão postal do município. Ele é tão importante que faz parte da Lei Orgânica de Floresta. O artigo 169 – D diz: “… o Parque das Caraibeiras e as Caraibeiras Urbanas… são consideradas bens de interesse turístico e cultural, sem prejuízos de outros que venham a ser indicados por lei, suscetíveis de rigoroso, especial e permanente tratamento dos poderes públicos”.

Poluição do solo e visual, construções irregulares, acessibilidade e utilização indevida do espaço público foram alguns dos questionamentos e cobranças dos internautas.

deputado rodrigo novaes alepe foto roberto soares
Deputado Rodrigo Novaes na Assembleia Legistiva do Estado. Foto: Roberto Soares/Alepe

No ano de 2011, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) sugeriu a construção de uma praça no Parque das Caraibeiras. A indicação de nº 2558 foi publicada no Diário Oficial do Estado. De acordo com o texto, o parque teria mais três mil metros quadrados e um grande número de empreendimentos.

O documento foi encaminhado para Eduardo Campos, o Governador de Pernambuco da época, o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, entre outras autoridades competentes.

Leia o texto publicado pelo deputado estadual Rodrigo Novaes no Diário Oficial de Pernambuco:

A vereadora, Bia Numeriano (PSDB), também registrou uma indicação no início deste ano sobre o parque. No documento de nº 04/2015 ela pede intervenção do poder público para recuperação das caraibeiras. “Essas árvores estão com uma aparência que requer cuidados rigorosos e urgentes. Na verdade, muitas delas já estão mortas ou morrendo”, escreveu Bia.

Leia a indicação da vereadora Bia Numeriano na íntegra:

Em 2015, a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, publicou através da sua página no Facebook a destinação de recursos para “construção do Parque das Caraibeiras”. De acordo com Rorró, o dinheiro foi solicitado através de emendas do filho dela, o deputado federal Kaio Maniçoba.

rorro manicoba kaio manicoba e gatao

Leia a nota na íntegra publicada no dia 6 de agosto:

Dias de muito trabalho em Brasília. Estive com lideranças políticas nacionais em busca de investimentos para melhorar a vida dos florestanos e vem muita coisa boa por aí. Na ocasião reforcei as parcerias políticas e juntamente com o nosso Deputado Federal, Kaio Maniçoba, definimos emendas que vão trazer benefícios para nosso município.

Nosso Deputado, sensível à necessidade do nosso povo, destinou R$ 3,6 milhões para investirmos na reforma do hospital e na compra de equipamentos, para construção do Parque na Caraibeiras e construção de praças.

Até o final do ano, mais R$ 5 milhões deverão ser destinados, através de emenda, para nosso município, recurso que deverá ser utilizado na duplicação da estrada de acesso à Floresta, calçamento de mais ruas na cidade e cobertura da quadra de esportes de Nazaré do Pico.

Sei que essas conquistas são apenas o começo de uma longa lista, não só para Floresta, como para toda região. Deputado Kaio Maniçoba, com esse podemos contar!

VEJA TAMBÉM:
A vida renasce em meio a galhos secos no Parque das Caraibeiras
Maior mangueira do mundo pode desaparecer no Sertão de Pernambuco

O Blog do Elvis deixa o espaço aberto para que qualquer cidadão ou autoridade política se posicione sobre o assunto. Lembrando sempre de respeitar a liberdade de expressão do próximo. Comente, discuta, faça alguma coisa! Não é preciso ser um geólogo ou especialista no assunto para saber que o parque pede socorro.

Artigos relacionados

Deixe um comentário