Em meio à votação da PEC 241, deputado pernambucano defende vaquejada

O deputado federal pernambucano João Fernando Coutinho (PSB) interrompeu as discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241/16), que limita por 20 anos os gastos federais ao orçamento do ano anterior corrigido pela inflação do ano anterior, nesta segunda-feira (10), para fazer um pequeno pronunciamento contrário à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir vaquejadas. Com o foco das atenções na PEC 241, defendida pela base aliada do governo Michel Temer (PMDB) e contestada pela oposição, o socialista foi ignorado pelos colegas.

“A tradição não pode acabar”, defendeu João Fernando Coutinho. “Isso (a decisão do STF) não significa que o esporte vaquejada, que essa manifestação nordestina, vai acabar”, afirmou ainda.

O pernambucano frisou que manifestações estão sendo organizadas contra a proibição das vaquejadas. O pai de João Fernando Coutinho, o também socialista Eduardo Coutinho, é dono da Fazenda Santa Helena, no município de Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, onde fica o Parque Estácio Varjal, local em que é realizada há dois anos a Vaquejada dos Amigos.

O STF julgou na última quinta-feira (6) inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava os espetáculos de vaquejada no estado. Com o entendimento da Corte, a vaquejada passa a ser considerada uma prática ilegal, relacionada a maus-tratos a animais e, por portanto, proibida em todo o Brasil.

Fonte: Blog de Jamildo/Amanda Miranda

Artigos relacionados

Deixe um comentário