BBB17: Marcos é expulso do programa após agressão a Emilly ser confirmada

A Rede Globo cedeu às pressões do público e de especialistas em violência de gênero e decidiu expulsar do reality show o candidato e médico Marcos, de 38 anos. No fim de semana, ele foi flagrado em vídeos nos quais gritava, pressionava e agredia fisicamente a companheira Emilly, comportamento configurado como violência psicológica e física contra a mulher.

O anúncio foi feito nesta noite pelo apresentador do reality show Tiago Leifert após perícia da Delegacia da Mulher confirmar as agressões na sister Emilly. De acordo com a legislação penal brasileira, a constatação pode ser feita mesmo sem a necessidade de denúncia feita pela vítima. Investigadores foram até os estúdios da Globo para verificar como estava Emilly e interrogar marcos durante o dia depois de abrir procedimento independente de investigação.

“Na conversa de hoje, ficaram comprovados os indícios de agressão física. No BBB, agressão gera expulsão. A decisão está tomada: o Marcos está elilminado do BBB17”, afirmou o apresentador Tiago Leifert durante a abertura do programa nesta segunda-feira.

Desde o fim de semana, a Globo era pressionada para eliminar o candidato do reality depois de imagens circularem na internet com pelo menos dois episódios do fim de semana nos quais ele agride a companheira. Em um dos vídeos, Marcos segura o braço de Emilly com força a ponto de ela dizer “está doendo”. Em outro, ele encurrala a candidata contra a parede, coloca o dedo na cara dela e a silencia. “Fique quieta”, grita o médico.

Internautas, telespectadores e defensores do direito da mulher classificaram de imediato o comportamento como violento e tipicamente machista e cobraram da Rede Globo posicionamento semelhante ao adotado contra o ator José Mayer – suspenso por tempo indeterminado depois de assumir assédio a uma figurinista da casa – e o cantor Victor, da dupla com Leo, cortado do The voice kids depois de a mulher prestar queixa na delegacia por agressão.

Depois da eliminação, Emilly caiu em prantos e perguntou pela família dela. Ela foi consolada pelas outras duas adversárias, Ieda e Vivian. “As coisas boas vêm e vão. As ruins, também”, disse Ieda. “Talvez você não tivesse enxergando que precisava de ajuda”, afirmou Vivian, advogada.

O apresentador Tiago Leifert, bastante criticado depois de fazer um discurso no qual classificava as agressões de Marcos a Emilly como “briga de casal”, tentou usar a eliminação tardia promovida pela Globo como episódio de reflexão: “Que voces aproveitem para discutir na familia”. Ele também pontuou o quanto o candidato Marcos “não estava se divertindo na casa”, um programa de entretenimento.

POLÍCIA

Na manhã desta segunda-feira, foi registrada ocorrência contra o ex-participante do reality show na Delegacia da Mulher do Rio de Janeiro. A diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM), a delegada Márcia Noeli, confirmou ao Viver a abertura das investigações.

“A princípio, quando eu comecei a ver os vídeos, identifiquei a questão da violência psicológica. A delegada Viviane Ferreira, também da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá, está lá para identificar se a agressão vai além da psicológica e se trata de caso de lesão corporal”, contou a delegada ao Viver.

Segundo o Código Penal Brasileiro, são crimes contra a mulher lesões corporais, ameaças por palavras, escrita ou gestos e estupro. De acordo com a Lei Maria da Penha, outra pessoa que não a vítima pode denunciar o agressor às autoridades. O número da Central de Atendimento à Mulher é 180 e funciona 24h.

Via Diário de Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário