Iluminação pública vira “cachorro sem dono” no Sertão de Pernambuco

Já é a vigésima noite que a dona Maria, uma idosa de quase 70 anos, vive com a rua na escuridão na cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco. A lâmpada do poste que fica em frente a sua casa queimou. O problema maior é que nem a Celpe ou prefeitura municipal assumem a responsabilidade pela iluminação pública.

A moradora do bairro Caetano 2, numa área mais afastada do centro da cidade, não sabe a quem recorrer. Na primeira vez em que entrou em contato com a Celpe foi informada que o problema seria resolvido em alguns dias úteis. Na semana seguinte, Maria recebe a informação que o protocolo havia sido cancelado. “Senhora, a responsabilidade do poste apagado é da prefeitura”, disse o atendente várias vezes.

A idosa paga a conta de luz em dia e reclama da informação que foi dada pelo atendente. Ela contribui com quase R$ 10 por mês para a iluminação pública e agora precisa conviver com a sua rua no escuro.

O Blog do Elvis entrou em contato com o órgão municipal. Em nota, a assessoria de imprensa explicou que a iluminação pública continua sendo responsabilidade da Celpe. Existe um acordo para que todas as prefeituras de Pernambuco assumam os “postes apagados” até o fim do ano. Enquanto isso: “A única responsabilidade da prefeitura é com as praças” diz o texto sobre o assunto.

Leia a nota da Prefeitura Municipal de Floresta na íntegra:

  1. Oficialmente a Prefeitura não recebeu nada [Notificação], isso porque existe um acordo que a Prefeitura só receberá com os equipamentos em ordem. No final do ano passado a Prefeitura passou uma lista com todos os pontos da cidade que ainda precisavam de manutenção e não foi atendido na sua totalidade 
  2. A única responsabilidade da Prefeitura é com as Praças
  3. De resto continua tudo na responsabilidade da CELPE
  4. Existe um acerto na AMUPE que a partir de 31/12/2015 a responsabilidade passa para as Prefeituras.

A Celpe também se pronunciou oficialmente sobre o caso. Confira a nota na íntegra:

Em cumprimento à Resolução Normativa 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), esclarece que, desde o dia 1º de janeiro de 2015, os ativos de iluminação pública passaram às administrações municipais. No município de Floresta, a concessionária realizou a substituição complementar de pontos de iluminação indicados pela prefeitura, em atendimento ao Termo de Acordo. Os serviços da empresa foram finalizados no último dia 28 de setembro e a gestão municipal está sendo notificada da conclusão da manutenção. A Celpe se coloca à disposição.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Aqui em Itacuruba-PE a situação não é muito diferente. Há anos a parte de cima da cidade não tem iluminação. Uma vergonha.

Deixe um comentário