IF Sertão-PE adquire 2.250 tablets para empréstimo a estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) tem empreendido esforços para garantir a efetivação do processo de inclusão digital dos estudantes e ofertar uma educação de qualidade em meio à retomada das aulas na modalidade remota. Além do Auxílio Emergencial Digital e do projeto Alunos Conectados, que preveem condições para a aquisição de equipamentos/internet, foram adquiridos 2.250 tablets para empréstimo a estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica de todos os campi da instituição. O recurso para a aquisição dos equipamentos, na ordem de R$ 1.233.000, foi repassado ao IF Sertão-PE pelo Ministério da Educação, através de um termo de execução descentralizada. 

A distribuição dos tablets por campus está sendo feita pela Diretoria de Políticas de Assistência Estudantil (DPAE). Com base no perfil socioeconômico dos estudantes, já foram encaminhados aos campi 1.134 tablets: 194 para o campus Salgueiro; 178 para o campus Ouricuri; 108 para o campus Floresta; 149 para o campus Santa Maria da Boa Vista; 114 para o campus Serra Talhada; 198 para o campus Petrolina e 193 para o campus Petrolina Zona Rural. 

De acordo com a diretora de Políticas de Assistência Estudantil do IF Sertão-PE, Maria Vilani Cavalcante, os estudantes com renda per capita de até meio salário mínimo serão prioritariamente atendidos. “Cada campus vai lançar uma chamada pública para a concessão dos tablets. Se o quantitativo de estudantes interessados for maior que a quantidade de tablets, será necessário fazer a seleção a partir dos critérios de vulnerabilidade já definidos pela DPAE”, explicou ela. Os estudantes que foram contemplados com auxílio digital para a compra de equipamentos não poderão participar da chamada. 

Em cada campus, uma equipe multidisciplinar será responsável pela organização dos editais

Por conta de outras ações realizadas pela DPAE este ano, já existe um levantamento aproximado do quantitativo de estudantes com o perfil de vulnerabilidade nos campi. Assim que a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) concluir o teste dos equipamentos e a DPAE terminar a seleção interna, os tablets serão emprestados aos estudantes. Em cada campus, uma equipe multidisciplinar será responsável pela organização dos editais. 

Em vídeo divulgado nas redes sociais do IF Sertão-PE, a reitora Leopoldina Veras pediu aos estudantes para ficarem atentos e aproveitarem mais essa oportunidade. “Vocês não estão sós. Nós estamos juntos nessa empreitada e, com certeza, nós vamos conseguir vencer esse desafio que estamos vivenciando. Tudo isso vai passar e logo nós estaremos nos dando aquele abraço apertado e afetuoso”, afirmou ela. 

Via IF Sertão-PE / Luis Osete / ASCOM

Artigos relacionados

Deixe um comentário