IF Sertão Floresta oferece pós-graduação em Educação Intercultural

O IF Sertão, câmpus Floresta, divulgou o edital do processo seletivo para o curso de pós-graduação em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial. Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas para portadores de diplomas de graduação, sendo 40 destinadas aos profissionais de educação pertencentes aos povos indígenas e comunidades quilombolas do Estado de Pernambuco e 10 para os demais candidatos.

VEJA TAMBÉM:
Prefeitura de Floresta divulga empresa que realizará concurso público

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 6 de julho a 4 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Secretaria de Controle Acadêmico do câmpus Floresta, mediante a entrega da documentação necessária. Também serão aceitas inscrições através dos Correios, desde que todos os documentos sejam postados até o último dia de inscrição.

De acordo com o edital, o processo seletivo será realizado por uma comissão multidisciplinar, composta por servidores do IF Sertão-PE e representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe) e do Núcleo de Educação da Comissão de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. A seleção será feita com base na análise da documentação apresentada e/ou na avaliação curricular dos candidatos, conforme cada categoria. O resultado final será divulgado até 31 de agosto.

METODOLOGIA – Com projeto pedagógico inovador, o curso terá duração de 15 meses e será realizado em duas etapas: uma presencial, realizada no câmpus Floresta do IF Sertão-PE, e outra na comunidade, que acontecerá no próprio espaço de atuação e vivência dos estudantes (ou seja, nos territórios indígenas e comunidades quilombolas). O art. 20 do edital, em seu parágrafo único, ressalta que “serão respeitadas as experiências pedagógicas vivenciadas nas escolas indígenas e quilombolas pelos/as estudantes/as, que são professores/as com perfil de liderança em suas aldeias e comunidades”.

Os alunos participantes do curso com frequência de 75% da carga horária, em cada módulo da etapa presencial, receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 250, para custeio das despesas com transporte, alimentação e estadia na cidade de Floresta-PE. Para mais informações sobre o processo seletivo e o funcionamento do curso, acesse o edital.

Cronograma

6 de julho a 4 de agosto – Período de inscrições (presenciais ou via Correios)
31 de agosto – Divulgação do resultado final
7 a 11 de setembro – Matrículas (para os candidatos selecionados)
17 e 18 de setembro – Início das aulas

Artigos relacionados

Deixe um comentário