Ibope: Bolsonaro cresce e chega a 31%; em segundo, Haddad tem 21%

O Instituto Ibope divulgou na noite desta segunda-feira (1) a mais nova pesquisa de intenções de voto para presidente da República. Jair Bolsonaro (PSL) mantém a liderança, agora com 31%. Em segundo lugar, Fernando Haddad (PT) aparece com 21%.

Encomendado pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o levantamento ouviu 3.010 pessoas entre os dias 29 e 30/9. A margem de erro é de dois pontos percentuais, o nível de confiança é de 95% e o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-08650/2018.

Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) mantiveram os índices da última pesquisa Ibope. Enquanto o pedetista tem 11%, o tucano tem 8%. Na sequência, aparecem Marina Silva (Rede), com 4%, João Amoêdo (Novo), com 3%, Alvaro Dias (2%), Henrique Meirelles (MDB), com 2%, e Cabo Daciolo com 1%. Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 12%. Outros 5% não sabem ou não quiseram opinar.

O Ibope mediu ainda o índice de rejeição dos candidatos. Bolsonaro lidera, com 44% dos entrevistados dizendo que não votariam nele em hipótese alguma. Haddad aparece em segundo, com 38%, seguido por Marina (25%), Alckmin (19%), Ciro (18%), Meirelles (10%), Daciolo (10%), Eymael (10%), Boulos (10%), Vera (9%), Alvaro Dias (9%), Amoêdo (8%) e João Goulart Filho (7%). Dois por cento dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos. Outros 6% não sabem ou não responderam.

Em 26 de setembro, o Ibope havia divulgado uma outra pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os números de entrevistados (2 mil) e de municípios visitados (126), porém, foram menores. Naquele levantamento, Bolsonaro tinha 27%; Haddad, 21%; Ciro, 12%; Alckmin, 8%; Marina, 6%; Amoêdo, 3%; Alvaro Dias, 2%; Meirelles, 2%; Boulos, 1%; Daciolo, Vera, João Goulart Filho e Eymael não pontuaram.

Via Correio Braziliense

Artigos relacionados

Deixe um comentário