IBGE: Maioria dos municípios do Sertão de Itaparica apresentam aumento no índice populacional

A maioria dos municípios que compõem o Sertão de Itaparica apresentou um leve crescimento populacional comparando-se os anos de 2016 e 2017. De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Petrolândia continua sendo o mais populoso nessa região com mais de 36 mil habitantes.

O município de Belém do São Francisco praticamente não alterou em nada o número de habitantes. As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010). As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de hoje. A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas aqui.

Confira abaixo o quantitativo populacional nas cidades que compõem o Sertão de Itaparica em Pernambuco:

Artigos relacionados

Deixe um comentário