Ibama flagra desmatamento ilegal em áreas do Sertão de Pernambuco

A operação “Mandacaru”, deflagrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), flagrou diversos desmatamentos ilegais em Afrânio, Bodocó, Petrolina e Serra Talhada, no sertão pernambucano. A equipe ainda identificou desmatamento em Queimada Nova, no Piauí.

Durante a operação que visa coibir a exploração e o desmatamento irregular do ecossistema, o Ibama embargou um total de 425 hectares – mesmo número em campos de futebol – de área desmatada ilegalmente. Foram aplicados 14 autos de infração que, juntos, somam uma multa de R$ 430 mil. A Operação Mandacaru durou duas semanas e contou com seis agentes em campo.

Segundo o coordenador de fiscalização do Ibama em Pernambuco, Amaro Fernandes, a operação estava sendo preparada desde o ano passado, com a análise de imagens captadas por satélites nos últimos 5 anos. “O método inovador permitiu que fizéssemos o comparativo dessas áreas ao longo dos anos.”

As áreas serviam de grandes pastos para a criação de gado. Entre as apreensões, os agentes ambientais confiscaram 319 mourões (estacas mais grossas) de aroeira, espécie da Caatinga protegida por lei federal.

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário