Notícias

Hospital Geral do Sertão já tem 17% das obras concluídas em Serra Talhada, PE

O Hospital Geral do Sertão (HGS) está com 17% das obras prontas, o que significa que há, ainda, muito trabalho pela frente. A boa notícia, anunciada nesta quinta-feira (27) pelo secretário-executivo do Gabinete de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco, Nelson Holanda, é que os cerca de 200 homens que estão no canteiro do HGS, às margens da BR-232 em Serra Talhada, tentam concluir esta primeira etapa até dezembro deste ano.

Este prazo, contudo, parte de uma vontade do governador Paulo Câmara, já que o contrato prevê para março de 2020 a conclusão desta primeira fase. Porém, segundo Nelson Holanda, a missão é seguir a determinação do chefe estadual. Assim, equipes estão semanalmente inspecionando as obras do Hospital do Sertão. Em entrevista ao programa Frequência Democrática, nesta quinta (27), Holanda – que é um dos fiscais – adiantou que o ritmo das obras está dentro do planejado.

“Estamos mais uma vez aqui monitorando e as obras continuam no ritmo pactuado com a construtora, não houve nenhum tipo de interrupção, temos hoje 200 homens trabalhando na obra, que já possui cerca de 17% de execução. É um momento mais complicado, que tem menos celeridade, pois tem que aguardar cura de sapata, cura de viga, cura de laje… Mas paralelamente a isso, já temos blocos com madeiramento já adiantado e logo logo está a coberta pronta, já temos blocos com revestimento externo assentado. Garanto à comunidade desses 35 municípios que serão beneficiados que as obras estão no prazo pactuado”, disse secretário-executivo, frisando:

“O investimento só com obra do HGS gira em torno de R$ 50 milhões só nesta primeira etapa: contratação de projeto, terraplanagem, a primeira etapa de escavação e canteiro de obra, a que está em execução agora com a Carajás, aí sim de 40,8 milhões. Ela tem prazo contratual até 10 de março de 2020. A ideia, como o governador falou, é antecipar isso até o final do ano, essa parte física. O prazo contratual deles é para terminar 10 de março 2020 a obra física. E paralelamente a isso a Secretaria de Saúde do Estado já está adquirindo os equipamentos. Então, são duas situações. Estamos cuidando da obra em si, da parte de engenharia, onde passamos pela terraplanagem, escavação de canteiro e estamos na construção da edificação. O governo determinou que se antecipe essa entrega para o final desse ano e não está sendo fácil. É um cronograma espremido, mas o fato de minha equipe está aqui semanalmente fiscalizando, esse é o nosso objeto. A ideia de entregar a população já equipado, com contratação de pessoal, é no primeiro semestre de 2020, com a assistência já funcionando.”

SEGUNDA ETAPA E ACESSO

Ainda, conforme Nelson Holanda, esta primeira etapa do HGS contempla a construção de 60 leitos de internamento e 10 leitos de UTI. Já a segunda etapa – que não será construída neste momento, pois dependerá da demanda de pacientes após a inauguração do hospital – contemplará 80 leitos de internamento e mais 10 leitos de UTI. Holanda disse também que em setembro haverá a licitação da obra viária do entorno do HGS.

Via Farol de Notícias

Etiquetas

Elvis Lima

Jornalista, blogueiro, apaixonado pelo sertão nordestino.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *