Hospam com 100% de ocupação de UTI e HEC no limite em Serra Talhada, PE

O cenário é preocupante! O Hospam acaba de confirmar que atingiu hoje 100% de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. A reportagem do Farol também acaba de atualizar os internamentos do Hospital Eduardo Campos (HEC), que confirmou agora há pouco, às 16h46, os seguintes números: do total de 50 leitos de UTI, 42 estão ocupados (84%). Ou seja, faltam apenas 8 vagas.

Já no setor da clínica médica, do total de 10 leitos, 6 pacientes estão internos. Isso significa que o sistema púbico de saúde em Serra Talhada pode entrar em colapso já nos próximos dias, posto que o HEC atende não só Serra Talhada, mas dezenas de outras cidades e o número de pessoas infectadas não para de crescer no município e na região [veja aqui e aqui].

LOCKDOWN 

Muito tem-se discutido sobre a necessidade do município entrar num estado urgente de lockdown. Apesar disso, setores discordam alegando prejuízo financeiro. Na rede estadual e privada da Capital do Xaxado aulas presenciais seguem normalmente e o efeito das medidas restritivas aplicadas pelo governo Paulo Câmara só funcionam das 20h às 5h e nos sábados e domingos.

Esta semana, uma declaração forte do médico sanitarista e ex-secretário de Saúde de Serra Talhada, Luiz Aureliano, causou grande preocupação [veja aqui]. Na Rádio Jornal, de Recife, Aureliano disse que prevê um cenário caótico em Serra Talhada e demais municípios do interior ao afirmar que muita gente vai morrer em filas à espera de oxigênio devido a falta de estrutura de leitos e profissionais de saúde no interior.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!!

Via Farol de Notícias

Artigos relacionados

Deixe um comentário