Hemope busca doadores para reforçar estoque de sangue durante o São João em Petrolina

Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) em Petrolina, no Sertão, está convocando doadores para reforçar o estoque de sangue durante o período junino. A campanha começou nesta segunda-feira (5), e segue até o dia 30 de junho.

A ação é realizada com o objetivo de aumentar a quantidade de tipos sanguíneos, uma vez que, durante o São João, as ocorrências envolvendo acidentes de trânsito e com fogos de artifício tendem a aumentar. A meta é subir em 15% o número de doações.

“Nosso convite é feito porque no estado de Pernambuco, durante essa época do ano, as pessoas estão envolvidas nas festividades e acabam deixando de doar porque vão para festas, fazem uso de bebidas alcoólicas e isso causa a diminuição das doações”, ressalta a supervisora do Hemope em Petrolina, Márcia Flávia.

Mesmo com o hemocentro engajado na campanha, a supervisora enfatiza que os números de doações realizadas na cidade são satisfatórios.

“Em Petrolina temos um cenário diferente porque o nosso doador é muito fiel e os voluntários sempre doam independente de campanha, o que é muito bom. Nosso aviso para a população da região é que continuem vindo, não só nesse período do São João, mas durante todos os meses do ano”, destaca Márcia.

No momento, o estoque disponível no Hemope da cidade é regular. Porém, os tipos sanguíneos mais raros, como o B negativo, está abaixo da média.

Além de Petrolina, o Hemope atende ainda as cidades de Lagoa Grande, Afrânio, Orocó, Cabrobó, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista. Diariamente o hemocentro tem capacidade de atender 60 doadores por dia.

“Pedimos a compreensão das pessoas. Se não conseguirem doar na primeira vez, não deixem de ir um outro dia e horário para doar o sangue”, pede a supervisora.

Critérios

Para doar é preciso ter no mínimo 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para doadores menores de 18 anos, é necessário a presença dos pais ou responsável legal. O doador deve pesar, pelo menos, 50 kg.

Não é recomendado que o doador esteja em jejum ou que faça a doação de sangue após ingerir uma alimentação gordurosa. É aconselhável fazer uma refeição leve antes da doação. Em todos os casos deve ser apresentado um documento oficial, com foto.

Serviço

Endereço: Rua Pacífico da Luz – Centro – Petrolina

Horário de atendimento: 8h às 11h30

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário