Hemope atinge situação crítica e convoca população a doar sangue

Diante do cenário de aumento de casos de doenças respiratórios em Pernambuco, as reservas de sangue atingiram os 30%

Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convoca a população pernambucana a doar sangue devido à situação crítica das reservas de bolsas de sangue no Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o estoque já atingiu 30% de todos os tipos sanguíneos, com exceção do AB (-). O Hemope é responsável por suprir a demanda de doações de toda a rede pública de saúde de Pernambuco.

De acordo com a diretora de Hemoterapia do hemocentro Recife, Anna Fausta, as doações de sangue são essenciais. “O Hemope costumava receber cerca de 350, 400 pessoas por dia. Hoje a média é de no máximo 200 candidatos. A nossa principal preocupação é não conseguir atender devidamente os hospitais. Nada fazemos sozinhos, sem que todos estejam unidos e prontos para oferecer o seu sangue e a sua solidariedade em prol de todos aqueles que estão precisando”, relatou.

Aqueles que forem doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos, porém os menores de 18 precisam estar acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsável legal, enquanto os maiores de 60 necessitam já ter começado a doar no Hemope antes de completar 60 anos. Os doadores precisam também pesar mais de 50 quilos, ter dormido por pelo menos 6h nas últimas 24h ter se alimentado antes de realizar a doação. 

A doação pode ser feita por meio do agendamento de horários pelo número 0800-081-1535 nos dias úteis da semana e durante o horário comercial de 08h às 18h, mas os atendimentos também ocorrem sem agendamento. O Hemope fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, bairro das Graças, no Recife e funciona de segunda-feira a sábado de 7h15 às 18h30

Sobre a documentação necessária para a doação, o candidato deve apresentar um documento original com foto que tenha sido emitido por órgãos oficiais, como a Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal e Carteira de Trabalho e Previdência Social. 

Com a situação do aumento de casos de Covid-19 e gripe no Estado, o Banco de Sangue Hemato também está sofrendo com baixas reservas de sangue. As doações de sangue atingiram uma queda de 50% o que pode comprometer o suprimento dos hospitais.

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados