Grupo organiza protesto no Recife contra proibição da vaquejada

Vaqueiros que atuam em Pernambuco ocuparam, na manhã desta terça-feira (11), o Jockey Club do Recife, localizado no bairro do Prado, Zona Oeste da cidade. Depois, seguiram em passeata pela Avenida Abdias de Carvalho. Agora, o grupo está no canteiro da BR-232, deixando o trânsito lento no local. O protesto é contra uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que extingue a prática de vaquejada no Ceará, o que pode trazer reflexos para os outros estados.

O ato começou por volta das 9h. Os manifestantes levaram 126 caminhões e 300 cavalos, que ficaram no estacionamento do clube de hipismo. Quando o espaço ficou lotado, alguns veículos e animais foram colocados na entrada do estabelecimento, do lado de fora. Os vaqueiros entregaram uma pauta de reivindicações ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária.

Depois, começaram a caminhada pela Abdias de Carvalho, levantando cartazes com frases como ‘Nosso meio de vida é a vaquejada, sem ela não somos nada’ e ‘Vaquejada é economia, cultura e emprego’. “A ideia é mobilizar o pessoal que vive dessa prática. Não é só a vaquejada, é o desemprego”, argumenta Ruy Guerra, da Associação de Vaqueiros do Brasil.

Em outros estados e no interior de Pernambuco, grupos de vaqueiros organizam outros protestos. Em Caruaru, no Agreste, manifestantes também caminham na BR-232.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário