Governo vai antecipar 13º do INSS e abono salarial PIS/Pasep em 2021

Em 2021, o Governo Federal vai antecipar o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS. O abono PIS/Pasep também será adiantado, para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos em 2020.

Os pagamentos devem ter início nos meses de fevereiro e março, para servir como um alívio, devido o fim do auxílio emergencial.

De acordo com o ministro Paulo Guedes, a iniciativa é viável, pois não tem custo fiscal levando em conta que os recursos estavam previstos em orçamento e serão somente desembolsados com antecedência.
Outras medidas pós auxílio

A equipe econômica defende que a com a antecipação do 13º salário do INSS e do PIS/Pasep será possível observar a reação ao que é chamado internamente de “desmame” do auxílio emergencial. Além desta, outras medidas estão em estudo, como a reestruturação o ou ampliação do Bolsa Família.

De acordo com especialistas, no entanto, essas iniciativas não solucionam o problema de milhões de pessoas que deixaram de receber o auxílio e que agora podem enfrentar dificuldade para encontrar emprego em uma economia desacelerada.

Por isso, o Ministério da Economia deve insistir para a aprovação do programa Carteira Verde e Amarela, que reduz impostos dos patrões para a contratação de funcionários jovens.
Porém, essa proposta enfrenta muitas opiniões controversas por prejudica os trabalhadores no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A aprovação do texto no Congresso não passou na primeira tentativa.

APLICATIVO – Já está disponível para download o novo aplicativo para celular do Blog do Elvis. Para baixar, basta acessar a loja Google Play Store no seu celular e clicar em “Instalar“. O aplicativo é bem leve e requer poucos megabytes livres no seu smartphone.

Quer receber notícias do Blog do Elvis no seu celular? Acesse o link e entre no grupo do Blog do Elvis no WhatsApp!

Via Grupo 1 economia

Artigos relacionados

Deixe um comentário