Governo garante continuidade das obras do Projeto São Francisco. Será?

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco terão continuidade e não deverão sofrer contingenciamento orçamentário. A garantia foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante o evento “RN pela Transposição”, realizado nesta segunda-feira (28/9), em Natal.  Dados de 31 de agosto deste ano apontam que o empreendimento hídrico está com 78,6% de execução

Gilberto Occhi também afirmou que o governo federal tem se empenhado para apoiar as obras hídricas no Rio Grande do Norte. O Projeto de Integração do Rio São Francisco prevê duas entradas de água no estado. A primeira, pelo Eixo Norte, tem início em Cabrobó (PE) e segue até o reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). Essa entrada pereniza o rio Piranhas (PB), que transportará a água até o reservatório Armando Ribeiro.

“Um grande pleito do estado é a obra que leva água do reservatório de Caiçaras (PB) até Engenheiro Ávidos. Estamos no processo final de elaboração do projeto e definindo o melhor encaminhamento”, explicou o Gilberto Occhi. A outra entrada de água será pelo Ramal Apodi, com edital em fase de elaboração.

Gilberto Occhi ministro da integracao nacional

Além de obras do Projeto São Francisco, ministro disse que o governo federal manterá o apoio ao estado em ações de defesa civil e a Operação Carro-Pipa federal. Atualmente, no Rio Grande do Norte, 120 municípios são atendidos pela operação, com 554 carros, que beneficiam 245,6 mil pessoas.

O governador do estado, Robinson Faria, ressaltou que o Rio Grande do Norte possui quase 93% do seu território localizado no semiárido. “Estamos vivendo a maior seca da nossa história, que não é tão dramática devido aos avanços sociais”, afirmou.

Na opinião da senadora Fátima Bezerra, o Projeto São Francisco representa a redenção hídrica do Nordeste. “A conclusão da integração em todos os seus eixos representará um fato histórico: pela primeira vez, o povo do sertão não vai precisar contar quantos dias se passaram desde a última chuva ou contar quantos copos d’água seriam utilizados pela família durante a semana”, disse a senadora.

Também participaram do evento, representando o MI, os secretários de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, e de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira.

O evento “RN pela Transposição” foi promovido pela Comissão Temporária do Senado para Acompanhamento das Obras da Transposição e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em parceria com o Poder Legislativo estadual, o Comitê de Ações de Combate à Seca e a Frente Parlamentar da Água da AL/RN.

Projeto São Francisco
O Projeto São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do país. Tem 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), que garantirão a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios do semiárido nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário