Governo Federal não autoriza ajuda humanitária da Argentina à Bahia

Argentina ofereceu envio imediato de dez profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres, mas Ministério das Relações Exteriores negou pedido do governador Rui Costa.

A recusa foi feita pelo governo federal por meio do Ministério das Relações Exteriores, que em nota disse que dispensou a ajuda argentina por ter recurso pessoal e financeiro para enfrentar a emergência na Bahia.

No trecho final do documento, a pasta diz que caso a situação se agrave, “o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.

O pedido de ajuda humanitária foi enviado ao governo federal pelo governador da Bahia, Rui Costa, que no Twitter agradeceu ao embaixador Daniel Scioli, à presidente da comissão nacional dos Capacetes Brancos, a embaixadora Sabina Frederic, e ao cônsul-geral da Argentina na Bahia, Pablo Virasoro, pelos esforços ao oficializarem a oferta de ajuda ao governo baiano. O governador está no sul da Bahia desde o último dia 26 acompanhando os trabalhos da força-tarefa do Governo do Estado na região.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 91.258 pessoas desabrigadas ou desalojadas e 629.398 pessoas foram afetadas pela chuva; 136 cidades estão sob decreto de situação de emergência. O número de feridos aumentou de 358 pessoas para 434. O número de mortos em decorrência das fortes chuvas subiu para 24.

Via Quebrando o Tabu com informações do G1

Artigos relacionados