Governo Federal declara situação de emergência em 9 cidades pernambucanas por causa da estiagem

Além dos municípios do Agreste e Sertão pernambucanos, outras cidades do Nordeste, Norte e Sudeste também estão em emergência

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu situação de emergência em nove municípios do Agreste e Sertão pernambucanos devido à estiagem.A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20), assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do MIDR para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Veja a lista das cidades em situação de emergência em Pernambuco

Granito, Gravatá,Iguaraci

Ingazeira , Ipubi

Poção,São Bento do Una,Trindade

Venturosa.

Além dos municípios pernambucanos, foram inseridas na portaria as seguintes cidades de outros estados:

Delmiro Gouveia, Pariconha e São José da Tapera, em Alagoas;Anori, Beruri, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Manicoré e Nova Olinda do Norte, no Amazonas;Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Porto Novo, na Bahia;Potiretama, no Ceará;Bom Jesus do Tocantins e Rurópolis, no Pará;e Florânia, no Rio Grande do Norte.

O município de Santa Helena de Minas, em Minas Gerais, também foi teve situação de emergência reconhecida, mas com desastre classificado como seca.

Via JC Pernambuco .

Artigos relacionados