Governo de Pernambuco lança o Plano Plurianual “Ouvir para Mudar”

Governo de Pernambuco lança o Plano Plurianual “Ouvir para Mudar” e a ASSIESPE conclama a população a votar na proposta de Bolsas do PROUPE como política pública prioritária.

O Programa Ouvir para Mudar é uma iniciativa de escuta popular para estabelecer os objetivos e as metas do Plano Plurianual (PPA/2024-2027) a serem executados pelo Governo de Pernambuco.

Para que os estudantes das IES municipais voltem a sonhar com o benefício de bolsas de estudos, a ASSIESPE apresenta a proposta de oferta de bolsas de estudos do PROUPE e conclama todos a acessarem o link http://www.assiespe.org.br/?url=noticia&id=311 e a VOTAREM na proposta.

O Programa Universidade para Todos de Pernambuco (PROUPE) foi criado em 2011 como política pública de Estado que beneficia estudantes das faculdades mantidas pelas 13 autarquias municipais de ensino superior de Pernambuco, com bolsas de estudos integrais e parciais.

O PROUPE, em 2014, chegou a beneficiar de uma só vez 12 mil alunos, porém, neste semestre, apenas 80 alunos vinculados são beneficiados.

Em 2022, a Lei 17.945 requalificou o PROUPE e, desde então, os alunos das IES municipais aguardam a publicação do edital pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de PE.

O que é o Plano Plurianual (PPA)?

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento utilizado no Brasil para estabelecer as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo ao longo de um período de quatro anos. Ele é previsto na Constituição Federal de 1988 e tem como objetivo principal orientar a execução dos programas e ações governamentais de forma mais estratégica e integrada.

O PPA é elaborado no primeiro ano do mandato e abrange um ciclo de quatro anos, começando no segundo ano do mandato e terminando no primeiro ano do mandato seguinte. Durante esse período, o PPA define os programas, projetos e ações prioritárias do governo, estabelecendo os recursos necessários para sua implementação e as metas a serem alcançadas.

Artigos relacionados