Governo de Pernambuco anuncia criação do BOPE no Estado

O Governo de Pernambuco anunciou na tarde desta quarta-feira (12) o reforço de 4,5 mil novos policiais no Estado a partir de maio deste ano. Outra medida divulgada pelo governador Paulo Câmara (PSB) é a instituição de um concurso anual com 500 vagas para policial militar. Pernambuco vive uma crise na segurança pública.

Segundo o governador, 1,5 mil recrutas em treinamento chegam às ruas da Região Metropolitana do Recife e Interior no segundo semestre. Outros 1200 aprovados e não classificados no último concurso serão convocados. O governo também vai transformar a Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que terá a mesma função mas contará com ampliação de pessoal, estrutura e recurso financeiro. Com a mesma função do Bope, será criado o Batalhão Integrado Especializado (Biesp) para o interior.

Outros 140 delegados e 600 agentes escrivães aprovados no concurso de 2015 serão convocados. Haverá ainda a reintegração de 750 policiais aposentados para atuar em trabalhos administrativos. O objetivo é liberar pessoal para investigações e diligências.

Já na Polícia Científica, a promessa é 310 novos servidores admitidos em diversas especialidades. O Corpo de Bombeiros ainda ganhará 600 novos profissionais. Paulo Câmara esclareceu que os investimentos no aumento do efetivo giram em torno de R$ 140 milhões ao ano.

Até dezembro de 2018, o governo promete renovar e ampliar as frotas. Para o patrulhamento de áreas rurais e de difícil acesso, são previstas 320 novas caminhonetes até agosto de 2017 e 487 veículos hatch e utilitários até dezembro de 2017 para todas as regiões. De acordo com o governo, ainda está no planejamento 700 motocicletas, 3,5 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 12 veículos para o Batalhão de Choque.

Por fim, foram prometidos dois helicópteros e hangares, estendendo o Grupo Tático Aéreo para o interior e seis lanchas para o combate ao tráfico de drogas no Sertão e na Zona da Mata. Com a renovação e a ampliação das frotas, o investimento será de R$ 150,8 milhões.

 Via Leia Ja

Artigos relacionados

Deixe um comentário