Governo confirma entrega da transposição no fim de dezembro em Salgueiro, PE

A inauguração do eixo norte da transposição do rio São Francisco está marcada para o fim de dezembro, entre os dias 26 e 28, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Com isso, a solenidade acontece no fim do mandato do presidente Michel Temer (MDB). A informação foi confirmada ao governador do Ceará, Camilo Santana (PT), nesta quarta-feira (5), em Brasília, pelo ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, segundo o petista. A entrega da obra está atrasada em oito anos.

Santana já havia visitado o canteiro em Salgueiro com o ministro no último dia 20, quando foi anunciado que a obra seria entregue na segunda quinzena deste mês.

De lá, onde fica a terceira e última estação de bombeamento, a água segue por gravidade até o Ceará. A previsão, segundo o governo do Ceará, é de que chegue ao estado em até o fim de fevereiro do ano que vem.

Além de confirmar a previsão para a inauguração do eixo norte, na reunião com Santana, o ministro anunciou a liberação de R$ 43 milhões para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), uma obra complementar.

De acordo com a gestão cearense, a empresa responsável está com mais de 300 pessoas trabalhando na obra atualmente para finalizar o trecho dentro do prazo. “Mas o caminho das águas está pronto”, frisou o ministro, segundo Camilo Santana.

Pensado desde o período do Império, o canal da transposição começou a ser construído em junho de 2007, no início do segundo mandato de Lula (PT). A previsão era de inaugurar o eixo leste ainda naquele governo e deixar o eixo norte com a maior parte concluída. Isso não aconteceu e o eixo leste, que vai de Pernambuco para a Paraíba, foi entregue em março de 2017.

Via Blog do Jamildo

Artigos relacionados

Deixe um comentário