Governo atrasa repasse e Programa Atitude paralisa atividades no Sertão

Após mais de cinco anos de existência no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, o Programa Atitude teve suas atividades paralisadas no último dia 1º do corrente mês. O motivo da paralisação é a falta de repasse dos recursos financeiros por parte do Governo Estadual, que já conta cinco meses, ou seja, desde janeiro de 2016 que os valores não são repassados para o município e desse para a instituição executora.

São quase 30 funcionários e diversos fornecedores de serviços como alimentação, combustível, locação de veículos e aluguel, que estão sem receber, o que motivou a decisão do Instituto da Juventude em paralisar as atividades até que haja uma solução para o problema.

Com a paralisação das atividades ficam suspensas as ações de prevenção ao uso de drogas, bem como o acolhimento e atendimento de usuários de drogas de Floresta e região.

Para Libânio Neto, gerente administrativo e financeiro do Instituto da Juventude (instituição que administra o programa em Floresta), “É muito preocupante a situação, pois a falta de repasses dos recursos financeiros acaba inviabilizando o funcionamento do Programa em Floresta e região, causando perdas irreparáveis, sobretudo a interrupção dos atendimentos e acompanhamento dos usuários, além de gerar insatisfação da equipe de funcionários e dos fornecedores, os quais são indispensáveis para a manutenção das ações. Por outro lado, representa um impacto negativo diante de todo o referencial criado pelo programa na região, nos últimos anos”.
“Acreditamos e esperamos uma solução rápida para que possamos voltar a desenvolver as atividades, sem maiores prejuízos”, acrescenta Libânio Neto.

O que é o Programa Atitude?
O Programa Atitude surgiu como parte das ações do Pacto Pela Vida do Governo Estadual de Pernambuco e foi instalado em Floresta/PE, no dia 02 de dezembro de 2011, com a finalidade de atender e acolher usuários de drogas em Floresta e nas demais cidades da micro-região do Sertão de Itaparica: Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Belém do São Francisco, Petrolândia, Jatobá e Tacaratu.

Como funciona o Programa Atitude?
O Atitude em Floresta, funciona com uma casa de acolhimento (Casa de Passagem) que atende em torno de 30 usuários por dia e 10 para pernoites, vindos do próprio município e dos municípios circunvizinhos.
Existe ainda uma equipe do Atitude nas Ruas, que faz a busca ativa e realiza visitas de acompanhamento de usuários e a interlocução com os órgãos da Assistência Social na região.
O Atitude conta com uma equipe formada por mais de 20 profissionais, tais como: Assistentes Sociais, Psicóloga, Educadores Sociais, Oficineiros, além de equipe administrativa qualificada para atender aos usuários e suas demandas.

Como é mantido e administrado o Programa Atitude?
O Programa Atitude em Floresta/PE é mantido através de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Floresta, onde o Estado entra com algo em torno de 85% (oitenta e cinco por cento) dos recursos, enquanto que a Prefeitura complementa com os 15% (quinze por cento) restantes.
A administração do Programa é feita pelo Instituto da Juventude, instituição sem fins lucrativos que através de licitação foi contratada para gerenciar o programa, cuja experiência vem sendo referência, pelos resultados positivos, conciliando o cumprimento das metas estabelecidas com uma correta aplicação dos recursos, sobretudo no que diz respeito aos investimentos de manutenção, equipamentos, serviços e equipe de pessoal.

Com informações da Ascom

Artigos relacionados

Deixe um comentário