Governo anuncia distribuição de 500 mil equipamentos de proteção individual para municípios

Em pronunciamento nesta quinta (2), Paulo Câmara disse que materiais seguem para 184 cidades, que precisam estar preparadas para receber pacientes com coronavírus.

Em um pronunciamento feito nas redes sociais nesta quinta-feira (2), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que os 500 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) enviados pelo Ministério da Saúde serão encaminhados a 184 cidades. “Decidimos também ajudar os municípios que têm uma rede que precisa estar preparada para receber pacientes da Covid-19”, afirmou.

Na quarta-feira (1º), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) carregado com nove toneladas de equipamentos de proteção individual e álcool 70% em gel para o combate ao novo coronavírus pousou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.

Máscaras do tipo N95 e respiradores não estão entre os itens enviados pelo governo federal. “Apesar de não termos recebido os kits de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e os respiradores prometidos, a gente está buscando comprar. Estamos em contato com empresas chinesas e de países que fabricam esse respirador e não vamos descansar enquanto todos os nossos leitos de UTI não estiverem equipados”, disse.

Durante o pronunciamento, Câmara também citou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) se mobilizaram para consertar respiradores da rede estadual de saúde. “Fizemos essas parcerias para consertar os equipamentos que estavam quebrados. A gente tem uma parceria fundamental para que a gente possa ajudar a salvar vidas”, afirmou.

Segundo o governador, Pernambuco adquiriu 1,2 milhão de itens como máscaras, luvas, óculos e álcool para abastecer os hospitais. “Estamos nos preparando para as próximas semanas, com aquisição pelo governo do estado de mais de 5 milhões de EPIs. Isso vai garantir o abastecimento nas próximas semanas das nossas unidades”, declarou.

Ele pediu, ainda, que a população siga as recomendações de isolamento social. “As restrições são duras, mas buscam salvar vidas. As medidas de isolamento social são fundamentais para que a gente possa atravessar esse período de pandemia”, disse.

O governador mencionou, também no pronunciamento, a plataforma Educa PE, criada para alunos da rede pública estadual. Os estudantes podem assistir a aulaS através da TV Pernambuco e da internet.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1
Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Via G1 Pernambuco


Artigos relacionados

Deixe um comentário