Governador da Bahia anuncia publicação do resultado de concursos para PM e Corpo de Bombeiros

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quinta-feira (26), que irá publicar nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial do Estado, o resultado final e a homologação de concursos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Além disso, também sairá a conclusão sobre análise da auto declaração de candidatos negros.

“Os aprovados vão ingressar nos cargos de oficial de saúde da Polícia Militar e de soldado da PM e dos Bombeiros. O próximo passo será a convocação dos aprovados, de acordo com a necessidade das corporações, para realização dos exames e entrega de documentos”, escreveu Rui em seu perfil no Twitter.

Ele destacou que o estado tem enfrentado dificuldades para a nomeação de novos servidores por causa da grave crise que o país está passando. “A guerra contra a Covid-19 tem sido nossa prioridade em 2020, mas não mediremos esforços para ampliar os investimentos também na área da segurança pública”, acrescentou.

De acordo com os editais dos concursos, os aprovados serão convocados pelas corporações, conforme a necessidade da administração pública, para realização dos exames pré-admissionais, como entrega de documentos, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.

A prova do concurso aconteceu no dia 19 de janeiro e o certame teve mais de 112,3 mil candidatos inscritos. Ao todo, foram 183 locais de prova, distribuídos em sete cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.

Os candidatos concorreram a 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades. Destes, 1 mil policiais militares e 250 bombeiros militares tinham ingresso previsto para este ano. O excedente seria incorporado ao serviço público em 2021.

Ao todo, 30% das vagas ofertadas são reservadas a candidatos que se autodeclararem negros. O certame tem validade de um ano.

Via Agência Sertão

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *