Google lança ferramenta para uso de Inteligência Artificial nas salas de aulas

Série de Exercícios utiliza tecnologia para contribuir na aplicação das metodologias de ensino, com interatividade e aprendizado personalizado

A partir do segundo semestre de 2023, o Google começará a disponibilizar no Brasil o Série de Exercícios para o Google Sala de Aula. A ferramenta utiliza Inteligência Artificial (IA) para oferecer aos educadores uma ferramenta digital de tutoria desenhada para apoiá-los, com alternativas para aperfeiçoar o ensino dos conteúdos educacionais com tarefas interativas e suporte personalizado para cada aluno.

Acreditamos que a IA transformará o ensino e liberará o potencial dos alunos e estamos comprometidos em ajudar a desenvolvê-la com responsabilidade. Ao olharmos para o futuro da educação, imaginamos a IA desempenhando um papel fundamental na construção de uma sala de aula onde o aprendizado é pessoal e os professores possuam o tempo de que precisam para fazer o que fazem de melhor – ensinar”, explicou o head do Google for Education para a América do Sul, Alessandro Leal.

Os professores poderão automatizar os processos avaliativos, para que dediquem mais tempo ao ensino e menos tempo à correção de trabalhos, identificar conceitos que precisam ser revisados e fornecer aos estudantes dicas e recursos integrados para apoiá-los durante as tarefas. Os alunos, por outro lado, receberão feedback imediato e incentivo para mantê-los envolvidos nas atividades, além de dicas e recursos incorporados para ajudá-los quando estiverem com dificuldades.

O Série de Exercícios permite uma visão detalhada dos trabalhos realizados (por tentativa) e um resumo do
desempenho de toda a turma para identificar rapidamente os conceitos que precisam ser revisados.

A tecnologia funciona com um modelo de aprendizagem adaptativa. Os professores criam ou trazem uma pergunta, por exemplo, e a ferramenta, com ajuda da IA, recomendará uma habilidade de aprendizagem que deve ser explorada – como resolver equações com decimais ou escrever uma dissertação. Com base nas habilidades selecionadas, os alunos receberão dicas úteis, caso não consigam avançar.

Acompanhando dos alunos

O Série de Exercícios já é projetado para que as áreas de perguntas e respostas sejam definidas pelos professores à medida que eles criam o conteúdo. É possível ativar a avaliação automática para determinados tipos de perguntas, receber atualizações instantâneas do progresso do estudante, visualizar insights automatizados de tendências de desempenho de tarefas e ainda construir a confiança dos alunos com feedback imediato

Com isso, ficam em evidência quais assuntos precisam de mais tempo de introdução e qual estudante precisa de apoio extra, com insights rápidos de desempenho para moldar futuros planos de aula. De toda forma, alunos e alunas podem, sempre, verificar suas respostas para saber se estão no caminho certo. Há, ainda, uma orientação individual para que consigam espaço para mostrar o trabalho e permitir que os professores entendam melhor seu pensamento.

Há, também, suporte para vários dispositivos que permitem escrita, desenho e expressões simbólicas diretamente no Série de Exercícios. Além disso, é importante destacar o acesso a uma seção de recursos integrada com cartões de habilidade e tutoriais em vídeo. 

A ferramenta também disponibiliza o Screencast no ChromeOS, para que estudantes e professores possam gravar, cortar, transcrever e compartilhar aulas, apresentações, e demonstrações, tudo com as novas ferramentas e em vários idiomas diferentes.

Atualmente o Série de Exercícios está disponível apenas em inglês, mas será disponibilizado integralmente em Português do Brasil nos próximos meses.

Via Jornal do Comércio.

Artigos relacionados