Golpista é pego vendendo um mesmo veículo para várias pessoas diferentes

Segundo o delegado responsável pelo caso, mais de 20 pessoas podem ter sido vítimas.

Um estelionatário de 29 anos foi preso em flagrante aplicando uma sequência de golpes com negociações falsas de veículos. Ele anunciava carros de estabelecimentos comerciais, sem autorização, e ficava com o dinheiro das vítimas. Os detalhes foram divulgados pela Polícia Civil nesta segunda (17).

Como ocorria o golpe:

  1. O homem conquistava a confiança de vendedores de carros e pegava um veículo que realmente estava à venda;
  2. Anunciava o carro como se fosse seu e negociava com as vítimas;
  3. Entregava o carro por alguns dias à vítima, para também conquistar sua confiança;
  4. Pedia transferências de valores como entrada na venda;
  5. Pegava o carro de volta, alegando que iria fazer a transferência e resolver pendências;
  6. Sumia com o valor adiantado e aplicava o mesmo golpe em outra pessoa.

O esquema foi descoberto pela Polícia Civil a partir de um caso em que o criminoso conseguiu informações de onde um carro era mantido junto com as chaves. Ele furtou o veículo e negociou com um possível comprador no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

“Essa pessoa, que foi a segunda vítima, pagou oito mil reais e ficou de posse do veículo, enquanto o estelionatário disse que iria fazer a transferência. Foi nesse momento que ele foi preso em flagrante”, contou o delegado Igor Leite, responsável pelo caso.

Ainda segundo o delegado, o golpista confessou que já havia gastado o dinheiro para pagar uma dívida com agiotas quando foi apreendido pela polícia.

“O carro foi recuperado em posse dessa pessoa [que comprou]. Ela disse que não sabia que o veículo tinha origem ilícita e devolveu à polícia. Os valores não foram recuperados”.

Durante a investigação foi descoberto que o homem já praticava esse mesmo crime há meses. A Polícia Civil estima que pelo menos 20 pessoas tenham sido vítimas, especialmente no município do Cabo de Santo Agostinho.

Histórico de estelionato

As investigações demonstraram que golpista já possuía passagem pela polícia por outros crimes de estelionato. Ele se passava por advogado para extorquir dinheiro de vítimas pouco instruídas.

“É um estelionatário extremamente qualificado, especializado na prática de delitos. Um dos crimes que ele praticava era se passando por advogado. Ele ia em porta de delegacia, porta de fórum. Conseguia localizar pessoas que tinham pendências na justiça, dinheiro a receber do INSS, dívidas no SPC, no Serasa, e cobrava valores em dinheiro dizendo que era advogado”, contou o delegado Igor Leite.

Via G1 Pernambuco.

Artigos relacionados