Golpe no WhatsApp usa pacotes de emoctions para hackear usuários

Um novo vírus do WhatsApp está fazendo com que muitos usuários tenham suas informações pessoais roubadas por hackers. A artimanha dos criminosos consiste em enviar uma mensagem no aplicativo informando os internautas que há novos emoctions disponíveis no app e que é preciso clicar em um link específico para obtê-los.

Ao clicar, os usuários são enviados até um site e uma mensagem pede que eles compartilhem a “novidade” com pelo menos 10 contatos de sua lista para completar a suposta instalação. Ao fazer isso, o número acaba sendo cadastrado em serviços pagos ou listas de spam.

Para piorar ainda mais, as 10 pessoas que foram indicadas por quem tentou conseguir novos emoctions tornam-se potenciais vítimas, já que também podem repetir o processo.

Divulgado pela ESET, empresa de antivírus e segurança digital, o alerta pede que os usuários tomem cuidado com links suspeitos desses pacotes e também de vouchers de desconto em lojas como Starbucks, McDonald’s, Zara, entre outras. “É importante que os usuários fiquem atentos para esse tipo de golpe e evitem clicar em links duvidosos ou desconhecidos”, diz o presidente da companhia, Camillo Di Jorge.

Texto: RODRIGO LOUREIRO/Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário