Gêmeos sertanejos são internados no Recife com suspeita de difteria

Dois irmãos de 19 anos estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife, com suspeita de difteria. Moradores da Zona Rural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, os gêmeos Cosme e Damião Sigernando da Silva deram entrada na unidade de saúde na última sexta-feira (4). Outro irmão deles, Paulo Sigernando da Silva, 17, morreu na madrugada do sábado (5) também com suspeita da doença.

Segundo a unidade de saúde, Paulo Sigernando apresentou vários sintomas de difteria, como febre alta, dor na garganta, aumento na região do pescoço e seria transferido para o Huoc em uma ambulância aérea na manhã do sábado, mas faleceu antes. Os gêmeos apresentaram menos sintomas, mas, por conta da suspeita do irmão, permanecem em observação.

“Eles estão bem, se alimentando bem, a equipe médica está cuidando deles. Infelizmente não deu tempo para Paulo, eu estava aqui esperando por ele”, conta Antonia dos Santos Silva, mãe dos três jovens. O Hospital Oswaldo Cruz informou que Cosme e Damião estão sendo tratados como se tivessem difteria, mas o resultado dos exames só devem sair na próxima sexta-feira (11) ou sábado (12).

DIFTERIA – A difteria é uma infecção transmitida através de contato físico e respiratório. A doença pode causar placas amareladas frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz. Em casos mais graves, pode provocar um inchaço grave no pescoço, com aumento dos gânglios linfáticos, podendo gerar dificuldade de respirar ou bloqueio total da respiração. Após o surgimento das vacinas tríplice bacteriana e pentavalente, casos de difteria tornaram-se muito raros no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário