Garantia safra pode não ser liberado neste mês em Pernambuco

A seca tem castigado bastante as lavouras esse ano e uma saída para os agricultores familiares é o Garantia Safra, uma espécie de seguro com o qual eles podem contar. O problema é que a crise financeira e política do Brasil pode adiar a liberação de recursos para este benefício.

O dinheiro referente a esse seguro já devia estar sendo liberado para agricultores do Sertão de Pernambuco. De acordo com fontes do Blog do Elvis, devido o atraso do Governo do Estado, esses trabalhadores só devem receber o pagamento do Seguro Safra no mês de novembro ou dezembro deste ano.

Somente em Floresta, no Sertão de Pernambuco, por exemplo, mais de 1600 famílias estão inscritas no programa. A ação movimenta mais de 200 mil reais por mês no comercio local. Quando liberado, os agricultores recebem o benefício durante cinco meses, ou seja, cinco parcelas.

O que é o Garantia-Safra?
É uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário