Galeria de Fotos: XV Movimento Cultural Pankará em Carnaubeira, PE

XV encontro do Movimento Cultural do Povo Pankará da Serra do Arapuá, Região do Pé da Serra do Catolé, Carnaubeira da Penha, aldeia Brejinho. Cujo tema é “A escola à partir do território Sagrado.”

“A Serra do Arapuá é o maior espaço de produção de sentido do Povo Pankará”

Nesse movimento às escolas mostraram a sua função social na contribuição do Projeto Societário do Povo e na formação de guerreiros como também, o fortalecimento da cultura tradicional.

Foi exposto as práticas da medicina tradicional, o artesanato, as comidas típicas, com os derivados do milho, da mandioca e do catolé, as frutas típicas do território e derivados.

Houve várias exposições de projetos didáticos desenvolvidos na escola que contribui para o fortalecimento do povo.

Além disso houve várias apresentações desenvolvidas pelos estudantes e professores, uma delas foi o torpe que vem como o fortalecimento na formação de guerreiros.

Os teatros sobre os direitos indígenas, a memória e história do Povo, Encenação com um grupo de crianças sobre a sustentabilidade do território do corpo e espírito.

Teve como palestrante o educador e liderança Agnaldo do Povo Xucuru trazendo o tema “A escola como o espaço de retomada” o processo de luta dos 20 anos de criação da categoria escola Indígena Específica diferenciada e intercultural.

Esteve presente neste evento representantes da Funai José Carlos, representante do INSS. Ivanildo Barros e Mario Maranhão em que esclareceram questões sobre a previdência social, representante do senador Humberto Costa, Jânio Barreto, Secretário do turismo do Estado Deputado Rodrigo Novaes, as caciques Lucélia e Cícera.

Artigos relacionados

Deixe um comentário