Florestanos viajam 3 dias a pé em romaria até Tacaratu, no Sertão

Praticada já nos tempos de Jesus Cristo, a Romaria é uma peregrinação de fé e piedade praticada por gente de todas as idades. Em Floresta, sertão pernambucano, a cada ano, no fim de janeiro, devotos de Nossa Senhora da Saúde põem, literalmente, o pé na estrada em destino ao santuário que fica em Tacaratu, à 80 km da partida.

Essa tradição, que a cada ano fica maior, completa 18 anos em 2016. Devido às altas temperaturas, a saída dos romeiros aconteceu 4 horas mais cedo em relação aos anos anteriores. O que normalmente era sair por volta das 5 horas da manhã, os devotos de Nossa Srª da Saúde saíram às 1h da madrugada deste sábado (30).

19ª romaria de floresta-pe nossa senhora da saúde em Tacaratu-pe
Foto: Blog do Elvis/NE10

Eles vão andar oitenta quilômetros divididos em três dias, partindo da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos com destino à Agrovila VI, onde almoçam, jantam, participam da missa às 19h e dormem a primeira noite. No dia seguinte, à 1h, eles partem para Petrolândia, onde passarão o dia e a segunda noite.

19ª romaria de floresta-pe nossa senhora da saúde em Tacaratu-pe
Foto: Blog do Elvis/NE10

Já na segunda-feira, às 3h30, mais uma vez eles põe o pé na estrada e seguem para Tacaratu. A chegada à Igreja de Nossa Senhora da Saúde está prevista para o meio-dia. A volta será de ônibus, na terça-feira (02) à tarde, logo após a procissão.

Texto: Álvaro Ferraz Vilarim/Blog Floresta em Notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário