Florestanos participam de curso de computação no Recife, PE

Responsável por capacitar 1,6 mil jovens carentes da Região Metropolitana do Recife, em apenas dois anos, o Núcleo de Inclusão Digital (NID) do Movimento Pró-Criança formará, também, estudantes do interior do Estado. Nesta sexta (18) e sábado (19), alunos do Instituto Federal de Floresta (PE) participarão do curso de recondicionamento de computadores.

A oficina inédita é fruto da parceria entre o Centro Marista Circuito Jovem e o Movimento Pró-Criança, que vai beneficiar 44 adolescentes entre 16 e 18 anos de idade, e dois professores do curso técnico em Informática. As aulas serão ministradas no Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC), em Apipucos.

A carga horária de 20 horas/aula será dedicada à prática do reaproveitamento de peças classificadas como obsoletas e recondicionamento das máquinas. No espaço, será oferecida uma estrutura completa com placas, gabinetes, monitores e fontes.

Cada aluno ainda receberá um kit com nove ferramentas básicas. O curso será ministrado pelo educador do NID, Willams Pinto.

De acordo com o coordenador do NID, Fernando Marroquim, os educandos terão noção dos aspectos operacionais da informática, conhecerão os componentes de um computador e sua arquitetura.

“Os alunos serão capazes de realizar a manutenção preventiva e corretiva de um computador, além de fazer montagens e instalações de sistemas operacionais”, explica Marroquim.

Para o coordenador, além de fomentar o empreendedorismo social e desenvolver ações ecologicamente sustentáveis, na oferta de inclusão social, a parceria expande os horizontes do que hoje é trabalhado dentro do Pró-Criança.

“Essa vivência provoca uma oportunidade, para que num futuro próximo, possamos, de fato, projetar nosso trabalho a um novo patamar. Além disso, estreita as relações entre as entidades formadoras, agregando experiências de inclusão social na sociedade da informação e prospectando novas parcerias”, afirma.

Sobre o NID

Em sintonia com a missão do Movimento Pró-Criança, que visa promover o direito à cidadania de crianças, adolescentes e jovens através de educação complementar e da oferta de oportunidades de inclusão social, o Núcleo de Inclusão Digital (NID) surgiu com o intuito de oferecer mais oportunidades a este público. Há dois anos, o NID promove oportunidades de formação educacional, profissional e de inserção no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo social e desenvolver ações ecologicamente sustentáveis, ofertamos oficinas, cursos, treinamentos e outras atividades formativas, com foco no recondicionamento e manutenção de equipamentos de informática e na conscientização ambiental sobre os resíduos eletroeletrônicos. Ao todo já foram atendidos mais de 1,6 mil beneficiários.

Sobre o CRC Recife

O CRC Recife dedica-se ao gerenciamento e gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Os cursistas atendidos residem em cinco cidades da Região Metropolitana da Capital pernambucana – Recife, Olinda, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Hoje, existem cinco diferentes cursos ofertados pela unidade na área de recondicionamento de computadores: Oficina de meta-arte; Robótica livre; Qualificação profissional; Educação ambiental; e Recondicionamento de computadores.

Fonte: Movimento Prá-Criança/Ascom
Matéria corrigida e atualizada no dia 17 de novembro de 2016

Artigos relacionados

Deixe um comentário