Filho de Faustão vai à Brasília por mudança na lei de doação de órgãos

João Guilherme Silva, filho do apresentador Fausto Silva, foi à Brasília nesta terça-feira (12/9) para se reunir com deputados e senadores. A agenda visava pressionar por mudanças na legislação brasileira sobre doação de órgãos, acelerando os processos de transplante no país. A iniciativa acontece após Faustão enfrentar problemas cardíacos e se beneficiar de um transplante de coração.

“Falamos com deputados, senadores, para ver se conseguimos mudar a legislação para doação presumida”, detalhou João Guilherme Silva. A proposta em discussão é de que todo cidadão seja considerado doador até manifestar oposição expressa.

A família Silva tornou a doação de órgãos uma causa prioritária após o patriarca enfrentar uma insuficiência cardíaca e ser inserido em fila de transplante. Conseguido o novo órgão, a recuperação do apresentador foi considerada surpreendente.

Luciana Cardoso, esposa de Faustão, iniciou uma campanha em redes sociais para compartilhar histórias de sucesso em doações e estimular a adesão pública à causa. Faustão, já em casa após receber alta no último domingo (10/9), enfatizou a necessidade de expandir centros de doação de órgãos em território nacional.

“É muito importante que as pessoas entendam que, a qualquer hora, pode acontecer com um amigo ou familiar”, reiterou João Guilherme Silva, apontando também o transplante de coração que a filha de sua namorada precisou fazer aos 12 anos.

Projeto de Lei 1774/2023O Projeto de Lei 1774/2023, que visa tornar todo brasileiro doador universal, torna-se agora foco da atenção da família do apresentador. Além das reuniões no Congresso Nacional, João Guilherme divulgou a causa em entrevistas à imprensa, incluindo uma participação no programa “Fofocalizando”, do SBT.”Acho que essa virou a missão de vida, não só dele, como da nossa família”, afirmou Silva, confirmando o engajamento do pai na questão.Faustão também encontra-se ativamente na causa, reforçando a necessidade de conscientização pública e expansão de centros de doação pelo país.

Via Terra.com

Artigos relacionados