Família faz vaquinha para comprar cadeira de rodas para adolescente com paralisia cerebral em Santa Maria da Boa Vista, PE

A família da adolescente Renata Camili fez uma vaquinha para comprar cadeira de rodas para adolescente com paralisia cerebral em Santa Maria da Boa Vista, PE.

Com a vaquinha virtual, a família pretende comprar uma cadeira de rodas Conforma Tilt com encosto reclinável, que custa cerca de R$ 4.000 para a adolescente de 16 anos, que nasceu com paralisia cerebral.

Cadeira Conforma Tilt Reclinável tem custo de R$ 4.000,00

Caracterizada como a causa mais comum de deficiências graves na primeira infância, essa lesão irreversível pode atingir bebês, desde o momento da concepção até os dois anos de idade.

Ela tem caráter não progressivo, não piora com o tempo, mas é determinante para o aparecimento de limitações de funcionalidades motoras, que podem aparecer junto de outros distúrbios ligados aos campos sensorial, perceptivo, cognitivo, comunicacional e comportamental.

Crianças que possuem a síndrome também podem desenvolver epilepsia e outras complicações no esqueleto e nos músculos. Os sintomas incluem reflexos exagerados, membros flexíveis ou rígidos e movimentos involuntários.

O tratamento a longo prazo inclui fisioterapia e outras terapias, medicamentos e, às vezes, cirurgia. Você pode prevenir a doença se não beber, não fumar nem usar drogas ou medicamentos sem prescrição médica durante a gestação. Faça acompanhamento pré-natal. Evite casamentos consanguíneos (como entre primos).

Renata com a mãe Ângela

“Ela nasceu com paralisia cerebral. Sempre foi cuidada pelos pais e principalmente pela avó paterna. A primeira cadeira foi comprada com o dinheiro que ela recebe do governo, só que essa cadeira nova é muito cara. Porém, ela precisa muito, custa quase quatro mil reais, nem o pai nem a mãe têm condições de comprar. Estamos fazendo rifas, vaquinhas, e pedindo ajuda nas redes sociais”, conta Juliana (madrasta da menina).

A cadeira atual de Renata, que mora no interior de Pernambuco, em Catalunha, e é filha do padeiro Francisco Luciano da Silva (pai de dois filhos) com a cabeleireira Ângela Maria Lima do Nascimento, já está inadequada para a sua idade, peso e tamanho.

Além disso, o fato de morar afastada do centro urbano dificulta o tratamento da menina. Renata também precisa de fisioterapia. “Agora com a pandemia, e o fato dela ter ido morar no interior, complica o acesso. Ela não tem o tratamento adequado. Necessita de condução para vim para a cidade”, afirma a madrasta.

Se algum fisioterapeuta da região da Catalunha (PE) tiver empatia com essa história e puder oferecer os seus serviços para a Renata, será de grande valia.

Contamos mais uma vez com a solidariedade dos nossos leitores e seguidores! Se você trabalha em alguma loja de produtos médicos ou ortopédicos na região de Pernambuco e puder ajudar, veja o modelo da cadeira no site do fabricante.

Para fazer uma doação na vaquinha da Renata Camili, acesse aqui ou também pelo PIX 87996437165.

Via Blog Outros Quinhentos

Artigos relacionados

Deixe um comentário