Falso cirurgião-dentista é autuado em laboratório insalubre de prótese dentária em Jaboatão

De acordo com o CRO-PE, o local onde o homem atuava tinha estrutura inadequada para atendimento aos pacientes

Um falso cirurgião-dentista com mais de 20 anos de atendimentos foi flagrado atuando ilegalmente em um laboratório de prótese dentária, nessa quinta-feira (2), no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

A operação de fiscalização, que resultou no flagrante, foi feita pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), em parceria com a Polícia Civil do Estado.

Ele disse que aprendeu o ofício com a família. Ele fazia a parte laboratorial e o atendimento aos pacientes, que é ilegal e só o cirurgião-dentista é quem pode realizar“, afirmou o chefe de fiscalização do CRO-PE, João Godoy.

Ainda de acordo com o CRO-PE, o local onde o homem atuava tinha estrutura inadequada para atendimento aos pacientes: era insalubre e sem equipamentos de esterilização. O espaço oferecia serviços a baixo custo. 

O protético utiliza um material pastoso que ele insere na boca do paciente para fazer o molde. Se ele não tiver certo conhecimento, uma certa manobra, o paciente pode broncoaspirar esse material e chegar até a óbito”, alertou Godoy.

O falso cirurgião-dentista, que não teve o nome divulgado, foi conduzido à Delegacia de Prazeres para prestar depoimento. Ele foi autuado pelo crime de exercício ilegal da profissão, previsto no artigo 282 do Código Penal Brasileiro.

A população acaba procurando por preços mais baratos e acaba caindo nas mãos de pessoas que se metem a fazer sem a correta habilidade para os procedimentos. Toda clínica odontológica deve ter, na fachada, o nome do cirurgião-dentista e o número dele no cadastro no CRO“, alertou João.

Atendimentos clandestinos podem ser denunciados no site www.cro-pe.org.br ou pelo WhatsApp (81) 98835-1214.

Via Folha de Pernambuco.

Artigos relacionados