Facebook e Instagram fora do ar? Apps têm instabilidade nesta quarta (13)

Usuários do mundo inteiro relatam problemas para acessar serviços do Facebook na tarde desta quarta-feira

O Facebook apresentou instabilidade na tarde desta quarta-feira, 13. Múltiplos relatos de indisponibilidade do serviço começaram a aparecer a partir das 13h30 do horário de Brasília, e o Olhar Digital conseguiu verificar ao menos um problema na rede social.

Quando tentamos publicar qualquer coisa no Facebook, recebemos uma mensagem de erro. O bug parece ter amplo alcance, já que boa parte dos serviços da empresa de Zuckerberg dispararam para o topo de reclamações no site Down Detector, que monitora instabilidades em serviços online. Isso inclui também o Instagram, para o Facebook Messenger e o WhatsApp.

O problema tem sido observado de forma mais intensa nas regiões do globo onde é dia, e, portanto, onde a rede social tem sido usada de forma mais intensa. Isso inclui Europa, Estados Unidos e o Brasil. Uma pesquisa rápida no Twitter também mostra pessoas de múltiplas nacionalidades reclamando de instabilidade no Facebook.

Em contato com o Olhar Digital, o Facebook confirmou o problema. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão com dificuldade para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver a questão o mais rápido possível”, informou um representante da empresa.

WhatsApp também fica instável

Não foi só o Facebook e o Instagram que apresentaram instabilidade e ficaram indisponíveis nesta quarta-feira, 13. O WhatsApp, o principal aplicativo de mensagens do momento, também apresentou problemas nesta tarde, de modo que todos os principais serviços do Facebook tiveram algum tipo de instabilidade.

Assim como os outros serviços, o pico de reclamações envolvendo o WhatsApp acontece próximo das 14h, segundo o site Down Detector. Uma pesquisa no Twitter mostra múltiplas pessoas de todo o mundo com reclamações em comum: impossibilidade de enviar áudios e imagens por meio do aplicativo.

Nos testes do Olhar Digital, o problema se manifestou de diferentes formas para os membros da equipe. Alguns foram incapazes de enviar stickers por meio do aplicativo; outros não conseguiam enviar imagens, enquanto outros não podiam enviar áudio.

O Brasil parece ser um dos epicentros dos problemas do WhatsApp, o que faz sentido, já que o aplicativo é extremamente popular entre os brasileiros. Também é possível notar um foco de queixas grandes na Europa, que também usa bastante o app, enquanto as queixas nos EUA são limitadas, já que o WhatsApp não está na lista dos aplicativos mais usados por lá. Em outras regiões, ao que tudo indica por questão de fuso horário, têm menos queixas.

Via Olhar Digital

Artigos relacionados

Deixe um comentário