Ex-presidente do Inep diz ter ficado assustada com declaração de Bolsonaro sobre Enem

A ex-presidente do Inep e atual presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida, Maria Inês Fini disse em entrevista à rádio CBN, que ficou assustada com as recentes falas do presidente Jair Bolsonaro, que sugeriu interferência ideológica do seu governo na elaboração das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo ela, é preciso que as “autoridades possam checar” se existiu de fato a intervenção no exame, e se Bolsonaro efetivamente viu alguma questão incluída nas provas, ou se algum servidor lhe revelou o conteúdo.

Ela esclareceu que servidores do Inep pediram demissão dos cargos de confiança, inclusive de vários que cuidavam justamente do Enem. Maria Inês relata tentativas de enfraquecimento do órgão que sofre represálias desde o início do governo Bolsonaro.

O problema é gravíssimo e ele acontece agora com muita visibilidade no Enem trazendo muita insegurança para os jovens, para as famílias, e pode desacreditar o exame, que tem 24 anos, e o Inep, uma instituição de mais de 84 anos“, declarou.

Via Bnews

Artigos relacionados