Ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara deixa o PSB

Paulo Câmara entregou nesta sexta-feira (27/1) uma carta ao presidente da legenda, Carlos Siqueira, pedindo a desfiliação

Ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara entregou nesta sexta-feira (27/1) uma carta pedindo a desfiliação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A informação foi confirmada pelo Metrópoles.

Câmara foi eleito em 2014, numa campanha impulsionada pelo então candidato à Presidência da República Eduardo Campos, e reeleito em 2018. Na campanha de 2022, não conseguiu fazer o deputado federal Danilo Cabral (PSB) seu sucessor no Palácio Campo das Princesas e foi o principal alvo das candidaturas adversárias.

Paulo Câmara chegou a ser cotado para assumir um ministério no governo Lula, ficando de prontidão até os últimos momentos da definição do primeiro escalão. Considerado por aliados como um nome de perfil mais técnico que político, o ex-governador recebeu convite para assumir o comando do Banco do Nordeste, o que foi confirmado pelo Metrópoles.

Ouvido sob reserva, um interlocutor do ex-governador aponta que não há insatisfação entre Paulo e a cúpula do PSB. Indica, ainda, que se a alteração na Lei das Estatais for aprovada, Câmara poderia assumir em um mês o cargo no Banco do Nordeste. Atualmente, a lei estabelece três anos como tempo mínimo para que o nomeado tenha deixado de atividades partidárias ou eleitorais.

A carta com o pedido de desfiliação foi enviada por Paulo Câmara a Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB. No documento, o ex-governador cita as dificuldades de assumir o cargo deixado por Eduardo, a quem chamou de “melhor governador da história”.

Ele também apontou os desafios impostos pelas sucessivas crises enfrentadas pelo país e pelo mundo, citando, em especial, a pandemia da Covid-19.

Além da crise sanitária, o governo Paulo Câmara também enfrentou a crise das manchas de óleo nas praias e, também, das chuvas que atingiram todo o estado em maio do ano passado. Após deixar o cargo, o ex-governador retornou ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), onde atua como auditor concursado.

Ao tempo que finalizei a honrosa tarefa de ser governador de Pernambuco também avaliei concluída minha história partidária junto ao PSB. Quero agradecer a todos os companheiros e companheiras de partido que sempre estiveram ao meu lado nesse período, nas pessoas do nosso presidente nacional, Carlos Siqueira e estadual, Sileno Guedes”, diz Câmara no documento.

Via Metropoles.

Artigos relacionados