Estudantes universitários cobram garantia de transporte em Floresta, PE

Uma comissão de estudantes universitários estiveram nesta quinta-feira (18) na secretaria de Educação, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Em uma manifestação pacífica, eles buscaram o diálogo com o poder público municipal.
 
A garantia de transporte universitário é a principal reivindicação do grupo. Eles precisam viajar vários quilômetros por dia em ônibus cedidos pela prefeitura. A comissão é formada basicamente por alunos das faculdades Facesf e Cesvasf, ambas localizadas em Belém do São Francisco. Eles também cobram uma lei municipal que regulamente o transporte universitário na cidade. 
Tanto a prefeita de Floresta, Rosangela Maniçoba, como a secretária de Educação, Amanda Goiana, estavam viajando a trabalho. Na ausência delas, o secretário de administração, Wendel França, e o presidente da Câmara de Vereadores, Murilo Almeida, receberam o grupo e anotaram as queixas. Os estudantes irão se reunir novamente na próxima semana com as autoridades competentes.
estudantes transporte universitario em floresta-pe vereador murilo almeida (1)
Os vereadores Murilo Almeida e Beto Souza receberam o grupo de estudantes e se prontificaram em ajudar no que compete a eles. Foto: Blog do Elvis/NE10
 
“Cerca de 150 alunos estudam em Belém, mas ontem (17) disponibilizaram apenas duas vans com capacidade para 17 e 19 pessoas respectivamente. Os veículos saíram da cidade lotados”, disse uma das estudantes. Além do transporte ser insuficiente para a demanda, ainda há o problema da qualidade dos ônibus oferecidos. “Parte da linha que oferece o serviço na cidade são antigos. Os carros quebram sempre e quem fica no prejuízo são os estudantes”, completa outro aluno.
 
TRANSPARÊNCIA – De acordo com dados fornecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCE), a prefeitura de Floresta investiu mais de R$ 680 mil com o transporte universitário em 2015. A empresa Regina Lucia Falcão Reis – EPP executou o serviço entre Janeiro e Julho. Já a GA Transportes LTDA – EPP deu continuidade de agosto até dezembro do ano passado. Ainda não consta no sistema do TCE o pagamento dos empenhos dos meses de novembro e dezembro. Os dados estão disponíveis publicamente no site Tome Conta.
 
Fonte: Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário