Estudantes e professores do Cesvasf participam no 1º Encontro de Astronomia em Itacuruba, PE

No dia 02 de junho, os professores do CESVASF Francisco de Assis Junior, Anderson de Mendonça (do Curso de Geografia) e Alan Henrique Xavier (professor do Curso de Física) e os alunos dos cursos de Geografia, Física e História visitaram o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) para participarem do I Encontro de Astronomia, Ciência e Tecnologia, articulado pela professora do CESVASF Diorminda Ferraz.

O evento marca a iniciativa de não apenas popularizar o conhecimento sobre Astronomia na região, mas principalmente para criar condições ao município de Itacuruba de se transformar em Polo Astronômico.

Participaram também do evento autoridades locais, representante do Estado, gestores escolares, e as pesquisadoras Daniela Lazzaro e Terezinha de Jesus Alvarenga, do Observatório Nacional, para entregar a placa de “batismo” do asteroide 10468, que passou a se chamar Asteroide Itacuruba. Além do Espaço Ciência, com seu projeto itinerante “Ciência Móvel”, a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco e o Planetário Inflável, integraram esse encontro.

Podemos destacar também a participação do Professor Antônio Carlos Miranda, astrônomo e coordenador do projeto “Desvendando o Céu Austral”, da UFRPE, e da Professora Diorminda Ferraz, do CESVASF, os quais envidaram esforços para a participação do CESVASF no evento.

Durante o evento, os alunos e professores visitaram o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), onde as pesquisadoras Profa. Terezinha e a Profa. Daniela explicaram todo o processo de funcionamento do Observatório, desde a aquisição das imagens pelos sensores do Telescópio até a manipulação remota dos dados em laboratório, pelos cientistas no Rio de Janeiro.

As pesquisadoras coordenam o projeto IMPACTON que, desde a implantação do OASI, monitora asteroides que orbitam a Terra, sobretudo aqueles que oferecem algum risco de impacto.cesvasf no primeiro encontro de astronomia de itacuruba-pe (1) cesvasf no primeiro encontro de astronomia de itacuruba-pe (1) cesvasf no primeiro encontro de astronomia de itacuruba-pe (2) cesvasf no primeiro encontro de astronomia de itacuruba-pe (3) cesvasf no primeiro encontro de astronomia de itacuruba-pe (4) cesvasf no primeiro encontro de astronomia de itacuruba-pe (5)

Artigos relacionados

Deixe um comentário