Estado está há 4 meses sem pagar bolsas do PROUPE

Há cerca de um ano eram 12 mil estudantes beneficiados com bolsas do Programa Universidade para Todos do Estado de Pernambuco, parceria do Governo do Estado e as 13 Autarquias Municipais de Ensino Superior. Com a redução de 4 mil bolsas em 2015, hoje os 8 mil alunos ainda beneficiados pelo programa estão aflitos com o atraso no repasse de bolsas.
Em reunião com representantes de alunos e das 13 Autarquias, o dia 31 de março foi decidido como Dia da Mobilização pelo PROUPE. A representante do Diretório Acadêmico da Autarquia de Belém, Cida Fernandes, informou que haverá mobilização dos estudantes, professores, funcionários e comunidade nesta quinta-feira (31), às 18h30, em frente a Igreja, em Belém do São Francisco, no Sertão, para denunciar o descaso, leitura e assinatura de manifesto.

 

O programa foi lançado em setembro de 2011 pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O financiamento de bolsas pelo Executivo Estadual significava a garantia de recursos que tiraria as faculdades de uma crise pela qual vinham passando, com risco até de fecharem as portas. Quatro anos depois, essas mesmas instituições sofrem agora com o atraso de quatro meses no repasse das verbas do programa. Sem dinheiro, algumas autarquias estão sem pagar até o salário de professores e funcionários.

 

A jovem Fernanda Aparecida, 27 anos, está desempregada e cursa Licenciatura em Letras no Cesvasf, Belém São Francisco, desabafa “Meus pais são agricultores e não têm uma renda fixa, é com essa bolsa que eu estou conseguindo realizar o meu sonho de ser professora de espanhol. Estou no penúltimo período da faculdade, mas não sei se vou poder concluir sem esse auxílio”, disse Fernanda que ganhou desconto de 100% na mensalidade da faculdade.

 

O programa oferece bolsas que custeiam a mensalidade de estudantes em 100%, 50% e 25%. A prioridade é financiar licenciaturas. Uma audiência pública também está marcada para o próximo dia 18 de abril para debater o Proupe com os deputados estaduais na Alepe.

Artigos relacionados

Deixe um comentário