Escolas devem garantir distância mínima de 1,5 metro entre pessoas e podem até fazer rodízio, diz governo de PE

Embora ainda não haja data para volta das aulas presenciais, protocolo, divulgado nesta quarta (15), estabelece medidas de proteção, monitoramento e comunicação.

O governo de Pernambuco divulgou, nesta quarta (15), o protocolo para orientar a reabertura das instituições de ensino, fechadas na pandemia. Uma das medidas previstas é a distância mínima de um metro e meio entre alunos, profissionais e colaboradores, em todos os ambientes. Para garantir isso os gestores devem reduzir a quantidade de estudantes nas salas e até adotar rodízio.

Com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus, as regras pretendem garantir o distanciamento social, além assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença. O documento foi lançado mesmo sem data para o reinício das atividades presenciais.

O documento sugere, entre outras questões, a promoção de diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação. Tudo para evitar aglomerações dentro das instituições. O conjunto de normas deve ser aplicado para a educação básica, ensino superior e cursos livres (cursos de línguas, cursos técnicos, qualificação profissional e outros).

O protocolo setorial também prevê o adiamento de todo e qualquer evento presencial na escola e a suspensão das atividades esportivas coletivas. Caberá às escolas, ainda segundo o documento, a orientação para estudantes e trabalhadores sobre a necessidade de se evitar contatos próximos, como apertos de mãos, beijos e abraços.

Os horários das refeições devem ser alternados e a escola deve estabelecer o distanciamento de dois metros durante a alimentação dos estudantes. Em coletiva de imprensa transmitida pela internet, o secretário de Educação do estado, Fred Amâncio, disse que a data para implementação do plano de retomada deverá ser definida até o fim de julho.

“Estamos, junto ao gabinete de enfrentamento à Covid-19, acompanhando os números e esperamos, até o fim de julho, fazer a divulgação da data de cada uma das etapas. Temos o protocolo setorial, um documento com orientações pedagógicas, com reposição de aulas e recuperação e, por fim, o plano executivo de retomada”, afirmou.

Em relação à higiene, é obrigatório o uso de máscara por todas as dependências das unidades de ensino. Um dos aspectos ressaltados trata de orientações específicas para as crianças de até 2 anos. A proteção deve ser colocada em um saco plástico, por exemplo, na hora da refeição.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, as medidas são necessárias para garantir a segurança dos profissionais de educação, alunos e familiares.

“Na educação, setor que mobiliza mais de 2 milhões de pessoas, os cuidados devem ser redobrados. Regras de distanciamento, prevenção e proteção têm que estar definidas e ser seguidas por todos. A Covid-19 e as práticas para evitar o contágio devem entrar na rotina. As máscaras terão que fazer parte do fardamento escolar. Será um novo momento. Não será fácil, mas as medidas são necessárias para resguardar a vida dos alunos, professores e suas famílias, quando eles voltarem para casa”, disse.

O documento também determina que deve haver Álcool a 70% e locais para lavagem frequente das mãos disponíveis para a higienização de todos os que frequentam o estabelecimento de ensino, assim como reforço da limpeza e desinfecção dos ambientes e das superfícies mais tocadas, como mesas, cadeiras, maçanetas, banheiros e áreas comuns, antes e durante o expediente.

Na área de monitoramento da doença, o governo de Pernambuco determina que as unidades de ensino têm de utilizar intensivamente os meios de comunicação disponíveis (redes sociais e comunicação interna) para orientar alunos e trabalhadores sobre questões de higiene e prevenção, incluindo cartazes afixados nos colégios e cursos e disponibilizados na internet.

O documento prevê também esclarecimentos sobre os protocolos a serem seguidos em caso de suspeita, confirmação ou contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19.

O documento do protocolo ficará disponível para consulta pública e eventuais contribuições até o dia 24 de julho no site www.educacao.pe.gov.br.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário