Escola pública de Caruaru forma maior rede de escritores mirins do Agreste do Estado

A Escola Municipal Major Sinval da cidade de Caruaru, realizou no último sábado (12), o evento de lançamento de 100 escritores mirins. A iniciativa, que teve como público-alvo estudantes do pré, 1º ao 3º ano, faz parte de um projeto pioneiro da instituição, cuja proposta é atuar na defasagem do ensino-aprendizagem oriunda dos efeitos da pandemia, o que ocasionou o atraso no desenvolvimento da leitura, escrita e do desenvolvimento social escolar. As crianças tiveram a oportunidade de criar suas próprias publicações, que trazem textos, ilustrações e muita criatividade. A programação também contou uma sessão de autógrafos, prestigiada pelos familiares dos pequenos escritores.


O projeto foi realizado em sala de aula entre os meses de julho a novembro deste ano. Ao longo de quatro meses, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar todo o processo para publicação dos livros. Durante os encontros, os professores buscaram abordar conteúdos ligados à língua portuguesa, história, artes e matemática. “A maioria dos alunos estão em processo de alfabetização, a exemplo dos estudantes da pré-escola. Entretanto, como não sabem escrever textos ainda, ditam suas histórias para que as professoras fizessem os registros. Os demais tiveram suas produções revisadas e orientadas pelas professoras” explica a gestora da escola e coordenadora do projeto, Lílian Renata Alves Mendonça. 


A professora, também atuante no projeto, Lenice Souza da Silva Araújo, diz que a iniciativa é parte de um processo transformador na vida das crianças. “ Esta ação buscou ser muito mais que lançar um livro. Aqui, trabalhamos aspectos do direito de brincar, sonhar e ser feliz. Uma construção junta, amparada no amor, carinho e realização de ver esses meninos e meninas encaminhados para o futuro, com suas histórias e cheios de conhecimentos. Sem dúvida, demos um grande passo na vida deles”, destaca. 
Segundo a unidade escolar, a realidade social em que os estudantes estão inseridos é de extrema dificuldade, com a vulnerabilidade da insegurança, desigualdade social e, em alguns casos, em ambientes de conflitos familiares. O projeto contou com a colaboração dos educadores que montaram rifas, mobilizaram grupos de WhatsApp, comerciantes e parceiros. Com esta ação conseguiram obter condições para que todas as crianças tivessem os cem livros impressos. “Isso tudo pode gerar um conflito geracional, como bloqueio na aprendizagem, desestimular a ida para escola, e deixá-los sem perspectivas futuras. E assistindo a tudo isso, nós, como educadores, do ensino público, buscamos reagir, assegurando para cada um deles educação e cuidado” acrescenta a coordenadora escolar, Adriana Flavia Leite Barros. 


O projeto de formação de escritores mirins está alinhado com os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), expressando ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão, produzir suas próprias histórias orais e escritas espontânea, em situações com função social significativa, e levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Interessados podem acessar os livros gratuitamente, na versão on-line, disponíveis no site da biblioteca da Estante Mágica: www.estantemagica.com.br. A ação tem proposta de continuidade em 2023, para isso, as professoras buscam apoiadores para apadrinhar os escritores. Faça parte da mobilização e entre em contato pelo  e-mail: [email protected], e telefone: (81)99522-3001.

Via Diario de Pernambuco.

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