Escola indígena do município de Carnaubeira da Penha recebe premiação de 1ª lugar do IDEPE

A Escola Estadual Indígena Bom Jesus dos Aflitos, localizada na aldeia Boqueirão do povo Pankará, obteve a maior nota na categoria de escolas indígenas do estado e recebeu uma placa de menção honrosa devido ao desempenho dos alunos e servidores.

A entrega da premiação promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) ocorreu no dia 28 de julho, no auditório da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (FCAP), no bairro da Madalena. Na ocasião, a representante da escola, Noêmia Lopes da Silva, recebeu um certificado da governadora Raquel Lyra pelo 1º lugar, com a média 4.43 na turma do 3º Ensino Médio. De acordo com o Governo do Estado de Pernambuco, o IDEPE 2023 foi o primeiro com a inclusão da categoria específica para escolas indígenas e quilombolas, e ao total, 6 foram premiadas, sendo elas nos municípios de Cabrobó, Carnaubeira da Penha e Floresta.

“O recebimento desse prêmio para o nosso povo Pankará é de grande importância, porque representa uma forma de fortalecimento e de incentivo para toda a educação Pankará, demonstando para sociedade em geral que podemos fazer uma Educação de qualidade. Eu como cacique do meu povo estou muito feliz por receber esse prêmio, agradeço a Deus, aos Encatos de Luz, alunos da Escola Bom Jesus dos Aflitos, todos os professores e comunidade que fizeram parte desse momento tão importante para o nosso povo”. (Fala da Cacica Dorinha)

O IDEPE (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) avalia e reconhece anualmente o desempenho de todas as escolas do estado de Pernambuco por meio de 33 categorias.

A avaliação se dá com base no fluxo escolar (taxa de aprovação) e o desempenho dos estudantes na avaliação do SAEPE, com questões de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, municípios e Gerências Regionais de Educação (GREs) são avaliados para que melhorias e planejamentos sejam estabelecidos na educação estadual.

A escola indigena premiada em 1º lugar promoveu uma entrega de premiações pelo mérito aos alunos do 3º Ensino Médio no dia 19 de agosto, para que assim, incentive a cada ano resultados positivos e que haja mais premiações. Também foram feitas homenagens aos professores de Língua Portuguesa e Matemática pelo desempenho no SAEPE.

via Blog do Elvis/ne10.

Artigos relacionados