Escola estadual do Agreste de Pernambuco oferece disciplina de Felicidade e inteligência emocional

A aula inaugural da disciplina eletiva será realizada nesta segunda-feira (26)

Aprender sobre felicidade, autoconhecimento e inteligência emocional. Esse é o objetivo da disciplina “Felicidade e Inteligência Emocional – Porque Ser Feliz é Disciplina” ofertada pela primeira vez na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Soares da Silva, localizada na cidade de Salgadinho, no Agreste de Pernambuco.

A escola é a única pública estadual da cidade e conta com 271 estudantes matriculados. A aula inaugural da disciplina eletiva será realizada nesta segunda-feira (26).

A disciplina, que é ofertada em várias modalidades por diversas universidades no Brasil e exterior, reforça o autoconhecimento como premissa para a felicidade. 

Uma das premissas das aulas é reconhecer e aceitar as múltiplas formas de ser, pensar e sentir o mundo. 

Como referência, a disciplina se baseia no Relatório Mundial da Felicidade da ONU – dentre outros documentos e teóricos, e promete, ainda, cultivar a solidariedade, o respeito às diferenças e à pessoa humana, o diálogo e os cuidados com o meio ambiente e o planeta dentro e fora do muro da escola.

Para Romero Porfírio, professor de Língua Portuguesa e coordenador da eletiva, a felicidade precisa ser vista a partir de outras perspectivas. 

“A disciplina vem contribuir de maneira resiliente, na construção do estudante enquanto cidadão, dentro e fora da escola, para que eles consigam enxergar a felicidade a partir de conceitos plurais e múltiplos. Para que ele venha a ser feliz da forma mais autêntica possível: sendo ele mesmo”, contou.

“As pessoas confundem bastante o conceito de felicidade. Por vezes, acreditamos que por estar triste em um dia deixamos de ser felizes. Temos na nossa escola uma cultura de cuidado muito reforçada, então nos preocupamos, para além das notas obtidas em avaliações, com a saúde emocional dos nossos estudantes”, frisou o professor.

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados