Ensino Fundamental de Floresta tem o melhor índice da história, segundo FIRJAN

Garantir a melhoria na educação do município tem sido prioridade da gestão da Prefeita Rorró Maniçoba. Desde que assumiu em 2009, os índices da educação evoluem anualmente, conforme divulgado o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal 2013, que indica que o município de Floresta é o segundo melhor município da região de Itaparica em educação primária.

O FIRJAN é uma organização privada, sem fins lucrativos, formada por cinco organizações – SESI, SENAI, FIRJAN, CIRJ e IEL que avalia os municípios de acordo com itens que indicam o índice de desenvolvimento municipal. A avaliação é anual, porém o último resultado divulgado refere-se ao ano de 2013.

O FIRJAN divulgou a evolução anual dos municípios no período de 2005 a 2013. Até o primeiro mandato de Rorró o índice de educação municipal de Floresta era considerado regular. Durante a sua gestão esse índice vem evoluindo significativamente, chegando nessa última avaliação divulgada pelo FIRJAN a 0.7265, considerado moderado. “Esse é o maior resultado da história de Floresta. Isso é reflexo de muito trabalho e compromisso”, ressaltou a prefeita. No ranking estadual, Floresta subiu nove pontos em relação ao ano de 2012, e está em segundo lugar na Região de Itaparica.

A secretária de Educação, Amanda Goiana, explica que três estratégias foram adotadas para alavancar esse número. Foi implantada uma forma dinâmica de ensino: Criou-se o “Ano letivo Temático”, que consiste em trabalhar um tema durante um ano para estimular o aluno a pesquisar, ler e desenvolver o senso crítico; Criou-se ainda uma equipe de monitoramento que visita as escolas para avaliar os alunos em Português e Matemática, bem como assiduidade de professores e alunos; e para completar, criou-se um sistema SAEF – Sistema de Avaliação da Educação de Floresta, que visa avaliar e integrar o aluno com os novos modelos de provas externas que eles irão passar, para que se familiarizem com gabaritos e tipos de perguntas como as das provas do MEC, entre outras. Além disso, eles fazem um simulado onde é identificado quais alunos precisam de reforço para se saiam bem nessas provas externas. (Ascom – Prefeitura Municipal de Floresta)

Artigos relacionados

Deixe um comentário